24/06/2012

 .

ESTA SEMANA NA
"EXAME INFORMÁTICA"

A forma como usa a Net 
pode mostrar se está deprimido 

 Costuma passar de app em app sem parar, partilhar ficheiros em cascata ou abusar do uso do email? Então, talvez tenha chegado a hora de verificar se está tudo bem consigo. 

Sriram Chellappan and Raghavendra Kotikalapudi são dois investigadores que afirmam conseguir criar um software que detete sintomas de depressão e que, para isso, só precisa de analisar o histórico de navegação do utilizador. A experiência decorreu junto de 216 estudantes universitários que preencheram um questionário sobre a forma como se sentiam e se se sentiam deprimidos. 

O estudo concluiu que 30% dos estudantes afirmava sentir sinais de depressão. O passo seguinte, com a autorização dos envolvidos, foi analisar o histórico da Net de cada um destes voluntários, noticia a Forbes Os investigadores concluem que existem comportamentos específicos que podem indiciar a depressão: navegar de app em app, rapidamente; partilhar muitos ficheiros; abusar do uso do email; consumo excessivo de vídeos, chats e jogos online. 

Basicamente, todos os utilizadores da Internet estariam deprimidos. A dupla de cientistas diz que consegue criar um modelo de software para ser instalado em PCs e smartphones para alertar se o utilizador está a revelar indícios de estar deprimido. 


* É altura de pensarmos se queremos ter permanentes espias em casa!!!


 .

Sem comentários: