17/05/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Há 24 anos que não havia tão poucas pessoas a trabalhar no País

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo recorde no trimestre: 14,9%. É preciso recuar a 1988, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro e George Michael liderava os tops com o single ‘Faith', para encontrar um ano com tão poucos trabalhadores em Portugal, face ao conjunto das pessoas disponíveis. 
Os dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que há apenas 4.662,5 mil trabalhadores - um número que representa pouco mais de metade da população em idade activa (com mais de 15 anos, nove milhões de pessoas). 
 Os desempregados, pelo contrário, nunca foram tantos. O grupo dos trabalhadores está cada vez mais magro - e, entre os que trabalham, bem mais de metade (63,5%) ganha menos de 900 euros. Além disso, trimestre após trimestre a população empregada tem vindo a cair - uma tendência que no longo prazo pode ser explicada pelo envelhecimento da população, mas que no curto prazo está a ser acentuada pela subida do desemprego. 
EM SEIS ANOS MAIS QUE DUPLICOU

Face ao conjunto da população em idade activa, há 24 anos que o número de trabalhadores não era tão baixo. São 51,7% do total. Em termos absolutos, o número de empregados está ao nível do registado em 1997, mas nesse ano a população em idade activa também era mais baixa. Agora, trata-se antes de uma destruição líquida de postos de trabalho, com o consequente aumento dos desempregados. 

O INE registou menos 203,5 mil empregos no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2011. A consequência foi um aumento do número de desempregados para valores nunca vistos: há 819,3 mil pessoas activamente à procura de trabalho. 


* Quando a taxa chegar aos 20% queremos ver o que os iluminados da economia dizem....

.m

Sem comentários: