18/12/2011


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Conselho de Ministros 
informal acontece hoje
No Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, 
debatem-se  as medidas necessárias à execução orçamental e as reformas estruturais para 2012

Este Conselho de Ministros informal foi anunciado na passada quarta-feira através de comunicado. Na altura, em declarações à Lusa, o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, detalhou que "o Conselho de Ministros vai fazer o acompanhamento das medidas necessárias para o cumprimento da execução orçamental no próximo ano, das medidas para o crescimento económico e das reformas estruturais".

Na última reunião ordinária do Conselho de Ministros e questionado sobre este encontro informal, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, apontou como objectivo da reunião "fazer uma reflexão relativamente quer à execução orçamental de 2011, quer aos desafios que se colocam à execução orçamental de 2012, bem como uma análise e uma reflexão relativamente às transformações estruturais" previstas para 2012, "de acordo com o Programa do Governo".

A reunião deste domingo "em princípio será durante o dia inteiro", adiantou ainda Marques Guedes, sublinhando que não se trata de um Conselho de Ministros "com uma agenda deliberativa", para aprovar diplomas.

No debate quinzenal de sexta-feira, o líder do BE, Francisco Louçã, sugeriu que esta reunião do Governo servirá para o executivo apresentar novas medidas de austeridade mas o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, garantiu que "o Conselho de Ministros informal do próximo domingo o que fará é simplesmente relançar o calendário" sobre as reformas estruturais, "de modo a cumprir exactamente as metas" que tinham sido propostas.

* Reflexões sinistras


.

Sem comentários: