16/12/2017

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

O mau exemplo dado por Portugal

Congressista democrata escreveu que não havia neutralidade e publicou imagem de pacote da Meo. Foi desmentido por site

Em outubro, o congressista democrata Ro Khanna publicou na rede social Twitter uma imagem dos pacotes +Smart Net da Meo com a legenda "Em Portugal, sem neutralidade da net, os fornecedores estão a começar a partir a internet em pacotes". Vários artigos foram escritos sobre o mercado português, desde o LA Times ao Quartz e The Verge, argumentando que a falta de regras permite aos fornecedores de internet escolherem que serviços privilegiar em detrimento da concorrência. A Meo não bloqueia conteúdos, mas a utilização das apps nos pacotes não contam para dados.
 .
"É uma tremenda vantagem para empresas estabelecidas, mas afasta startups que estão a tentar chegar às pessoas, o que sufoca a inovação", escreveu Ro Khanna, que representa Silicon Valley no congresso norte-americano. "É isto que está em causa e é por isso que temos de salvar a neutralidade da net", frisou.

A imagem percorreu as redes sociais como um aviso aos consumidores americanos. O site de fact check Snopes classificou esta caracterização como falsa, sublinhando que se trata de pacotes adicionais de internet móvel.

"Na verdade, Portugal pratica neutralidade da net e o gráfico não mostra com rigor o cenário da internet em Portugal", sublinhou o Snopes. "O Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) estabeleceu guias de neutralidade da internet em 2015."
"Portugal é membro da União Europeia, portanto os seus fornecedores de internet têm de cumprir as regras", acrescentou o site. Ainda assim, a ideia permanece e Portugal continua a ser apresentado como um mau exemplo do que acontece quando não há controlo sobre os operadores.

* "Portugal é membro da União Europeia, portanto os seus fornecedores de internet têm de cumprir as regras", quem mais querem enganar????

.

Sem comentários: