16/06/2017

.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"

Eurodeputado do PS chama “cigana”
 a deputada socialista

Eurodeputado socialista Manuel dos Santos diz que deputada do PS é "cigana" e não "só pelo aspeto". "Uma vergonha de eurodeputado", diz Galamba. Ao Observador, Luísa Salgueiro opta por não comentar.

O eurodeputado socialista Manuel dos Santos apelidou a deputada socialista Luísa Salgueiro de “cigana”. Numa publicação na sua página de Twitter, Manuel dos Santos, natural de Matosinhos, acusa a deputada e candidata à câmara de Matosinhos de ser “cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas”. Rui Tavares, ex-eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda, e João Galamba, porta-voz do PS, falam em “racismo” e “numa vergonha de eurodeputado”.
.
BONITA É!
Começou por ser uma consideração sobre a votação dos deputados portugueses de Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento, mas depressa extrapolou para considerações pessoais sobre uma deputada em concreto. “Entre os deputados socialistas que votaram Lisboa como sede da Agência Europeia do Medicamento esteve Luísa Salgueiro, dita a cigana”, começou por dizer o eurodeputado socialista.

E prosseguiu: “Luísa Salgueiro, desconhecida deputada em Lisboa, reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à câmara de Matosinhos”.

O ex-eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda Rui Tavares reagiu dizendo ser “lamentável” e inaceitável. “Não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas”, escreveu.

João Galamba, deputado e porta-voz do PS, comentou dizendo que Manuel dos Santos era “uma vergonha de MEP (eurodeputado)”.
Não achas tu e não acha ninguém. Uma vergonha de MEP”, escreveu João Galamba.
Ao Observador, Luísa Salgueiro, que esta sexta-feira pelas 18h vai inaugurar a sede da sua candidatura a Matosinhos, optou por não comentar o caso.

* Comentários de ilustres políticos.

RUI TAVARES - POLITÓLOGO
Lamento, mas não posso achar aceitável que um deputado ao Parlamento Europeu se exprima nestes termos racistas.

CARLOS ZORRINHO - EURODEPUTADO
“Pessoalmente, não considero que esteja a fazer essas declarações como eurodeputado”, acabou por publicar um tweet repudiando as declarações de Manuel dos Santos.

ANA PAULA VITORINO - MINISTRA DO MAR
Irei hoje às 18:30, com muita honra, à abertura da sede de candidatura da Senhora Deputada Luísa Salgueiro a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
A todas as razões de competência e dedicação à causa pública acresce agora toda a minha solidariedade pelo ataque de que é vítima e que atinge toda a gente de bem.
As afirmações reproduzidas na notícia abaixo são xenófobas e racistas, impróprias portanto de um regime democrático.

TIAGO BARBOSA
Deputado socialista, usa palavras duras na crítica a Manuel dos Santos, acusando-o de misoginia, racismo e xenofobia, dizendo que o eurodeputado é “uma vergonha para os socialistas”.

PORFÍRIO SILVA
Deputado socialista, "Um eurodeputado eleito nas listas do PS que usa o qualificativo "cigana" como insulto não merece sequer continuar a ser militante do PS. Seria assim mesmo que o "insulto" não fosse dirigido a uma deputada e a uma dirigente nacional do PS".

** AGORA NÓS
Não é a primeira vez que Manuel dos Santos diz bacoradas, o Secretário-geral não tem o papel de educador mas a má educação  não pode passar em branco.

.

Sem comentários: