01/04/2016

.


HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

"Geringonça" da Esquerda
 é agora um jornal às direitas

A "Geringonça", termo que há cinco meses é usado para denominar os acordos à Esquerda que levaram o PS ao Governo, é a partir de esta sexta-feira uma espécie de jornal online.

O "Geringonça" digital assume-se como um meio "de opinião à esquerda e informação às direitas".
Lançado esta sexta-feira, o "Geringonça" chegou a ter na primeira hora cerca de 200 utilizadores a percorrerem notícias e vídeos, segundo Pedro Sales, um dos 10 elementos que produziram este site.
A palavra foi aplicada pela primeira pelo ensaísta Vasco Pulido Valente, aquando das primárias do PS, ganhas por António Costa, em 2014. Mas, viria a ser depois Paulo Portas, a 10 de novembro de 2015, com a queda do Governo PSD/CDS-PP, a alcunhar a concertação das esquerdas de "Gerigonça".

"Este meio terá uma linguagem direta e não propagandística, com visões e interpretações do mundo e como se quer encarar esse mundo", explicou, ao JN, Pedro Sales, que foi assessor parlamentar do Bloco de Esquerda e esteve na candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa.

"A Geringonça é um exercício coletivo de opinião à esquerda e informação às direitas, orientado por uma agenda que todos entendemos ser necessário discutir publicamente, independentemente da esquerda que aqui nos trouxe", lê-se no editorial do projeto, que está a espalhar-se pelo Facebook.

Quanto ao facto de o "Geringonça" ter sido lançado nesta sexta-feira, Dia das Mentiras, Sales é lacónico: "irónico é o facto de o PSD ter escolhido o dia de hoje para o seu congresso, muito simbólico!".

A alcunha dada à Esquerda parlamentar não tem tido até agora contraponto à Direita desde a queda do Governo de Passos e Portas. O historiador e social-democrata Pacheco Pereira classificou a coligação PSD/CDS de "avantesma", mas o termo não se impôs. Há duas semanas, o líder parlamentar do PS, Carlos César, referiu-se aos dois partidos como "caranguejola" e voltou a repetir o epíteto na última quarta-feira, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro.

* BEM VINDO "GERINGONÇA"

.

Sem comentários: