31/03/2016

.
HOJE NO 
"RECORD"
Responsável pela segurança nos Jogos
. acusa Dilma de não ter "escrúpulos"

O coronel Adilson Moreira, comandante da Força Nacional de Segurança Pública, órgão responsável pela segurança nos Jogos Olímpicos, demitiu-se e acusou a presidente brasileira, Dilma Rousseff, de falta de "escrúpulos".

Num correio eletrónico enviado aos seus subordinados e citado esta quinta-feira na imprensa brasileira, o coronel anunciou a sua decisão e fez críticas ao Executivo e à chefe de Estado.




"A minha família exigiu a minha saída, pois não é preciso ser muito inteligente para saber que estamos sendo conduzidos por um grupo sem escrúpulos, incluindo aí a Presidente da República. Sinto-me cada vez mais envergonhado. O que antes eram rumores, concretizaram-se", lê-se no texto.

Adilson Moreira acrescentou que a "administração federal não está interessada no bem do país, mas em manter o poder a qualquer custo".

O coronel, que estava no cargo interinamente desde janeiro, escreveu ainda que gostaria de ficar até ao final dos Jogos Olímpicos, mas que "não foi mais possível manter o foco na área técnica somente".

A demissão ocorre a cerca de quatro meses do início dos Jogos Olímpicos, que começam a 5 de agosto no Rio de Janeiro.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, o Ministério da Justiça, do qual depende a Força Nacional de Segurança Pública, considerou, em comunicado, as declarações do coronel como "graves".

Como as declarações "podem implicar falta disciplinar e gesto de deslealdade administrativa", a tutela vai instaurar um inquérito administrativo e levar o caso à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, uma vez que o coronel mencionou o nome de Dilma Rousseff, de acordo com a mesma nota.

O órgão também pediu à Advocacia-Geral da União, responsável pela defesa do Executivo, que verifique se o correio eletrónico é passível de eventuais medidas judiciais contra o coronel.

A Presidente Dilma Rousseff vive momentos de impopularidade devido à crise económica e a suspeitas de envolvimento de elementos do seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), na Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de corrupção, incluindo o seu antecessor e mentor político, Lula da Silva.

A chefe de Estado enfrenta ainda processos de pedido de destituição do cargo, com base nas "pedaladas fiscais", atos ilegais derivados da autorização de adiantamentos de dinheiro e bancos para os cofres do Governo para melhorar o resultado das contas públicas.

* Fantochada do "coroné", não se sabe a mando de quem, começam os julgamentos na praça pública, a ditadura militar brasileira começou de modo semelhante:
A ditadura militar no Brasil, ou Quinta República Brasileira, foi o regime instaurado em 1º de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. 

.

Sem comentários: