31/03/2016

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Solicitadora desvia 
2,5 milhões de penhoras 

Ao longo dos últimos três a quatro anos, as verbas foram sendo retiradas de contas-cliente. 

A solicitadora Aurora Boaventura, agente de execução, foi detida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, em articulação com a 9a secção do DIAP de Lisboa, sob suspeita de ter desviado, em proveito próprio, mais de 2,5 milhões de euros provenientes de penhoras ordenadas pelos tribunais, apurou o CM. 
 .

A detenção foi já esta manhã anunciada pela PJ, em comunicado. Ao longo dos últimos três a quatro anos, e de forma faseada, as verbas foram sendo retiradas de contas-cliente, abertas em bancos para o efeito das ações de penhora, sob a alçada da agente de execução que estava ao serviço da Justiça, nomeada por tribunais de norte a sul do país. Grande parte do dinheiro, que visava cobrir o pagamento de dívidas dos executados, terá sido desviado para o estrangeiro pela mulher com mais de 50 anos - que está agora indiciada por crimes de peculato e branqueamento de capitais. As suspeitas, neste caso, foram denunciadas há alguns meses pela Comissão de Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça, conforme o CM apurou junto de fonte desta entidade fiscalizadora, que tem colaborado com a PJ e Ministério Público. 

Aurora Boaventura era sócia de António Gomes da Cunha, o ex-presidente da Câmara de Solicitadores que também foi preso pela PJ, há cerca de cinco anos, por crimes da mesma natureza. A detida, que já passou a ultima noite na prisão de Tires, deverá ser ainda hoje presente ao juiz de instrução criminal, em Lisboa. 

* Um modo inovador de "solicitar" o dinheiro aos outros.

.

Sem comentários: