29/02/2016

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Trabalhadores do Centro Infantil de
. Odivelas pedem retirada de amianto 

O Centro Infantil de Odivelas, onde trabalham cerca de 35 pessoas, presta apoio a perto de 300 crianças.

Os trabalhadores do Centro Infantil de Odivelas, equipamento que apoia cerca de 300 crianças, estão preocupados com a presença de placas de fibrocimento na cobertura do edifício às quais atribuem casos de doenças oncológicas diagnosticadas a alguns funcionários. "Eles [trabalhadores] estão muito preocupados porque, neste momento, há duas trabalhadoras que têm uma doença oncológica e uma outra faleceu há pouco tempo. Eles acreditam que está relacionado com o amianto", disse à agência Lusa Helena Martins do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPS).
 .

 O Centro Infantil de Odivelas, onde trabalham cerca de 35 pessoas, presta apoio a perto de 300 crianças carenciadas do concelho, estando sob gestão provisória da Santa Casa Da Misericórdia de Lisboa (SCML), sendo propriedade do Instituto de Segurança Social (ISS, IP). 

A sindicalista referiu que, há um ano, o telhado do equipamento foi alvo de uma intervenção, por parte da Santa Casa da Misericórdia, mas que o "risco para os trabalhadores e crianças que frequentam aquele espaço se mantém". "As telhas estão danificadas. Tanto assim é que costuma chover lá dentro. É essencial que a cobertura em fibrocimento seja retirada e que as pessoas sejam tranquilizadas", sublinhou. Helena Martins disse ainda que os pais das crianças estão preocupados, mas que, "ao mesmo tempo, sabem que precisam que este espaço se mantenha aberto".

 A Lusa contactou a Câmara Municipal de Odivelas que disse "desconhecer os problemas de saúde naquele equipamento, mas que se iria "inteirar da situação" junto da Santa Casa da Misericórdia. Por seu turno, numa resposta escrita enviada à Lusa, fonte da SCML disse que o Centro Infantil de Lisboa "é património do Estado", através do ISS,IP, e que por isso "a substituição da cobertura não está no âmbito da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mas sim do proprietário". No entanto, contactada pela Lusa, fonte do ISS, IP disse que o protocolo assinado com a Santa Casa para a gestão de alguns equipamentos contempla a responsabilidade pela manutenção dos mesmos. 

Em 2011, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acedeu a receber a gestão de 29 equipamentos pertencentes ao Instituto da Segurança Social, durante um período temporário de três anos. Em outubro de 2013 estas duas entidades assinaram um memorando de entendimento no qual a Santa Casa se compromete a assumir em definitivo a gestão de 21 equipamentos, mas deixa em aberto o futuro dos restantes oito, entre os quais o Centro Infantil de Lisboa. Neste memorando foi definido que a gestão do Centro Infantil de Odivelas ficaria a cargo da Santa Casa até 30 de setembro de 2016. 

* Enquanto se assobia para o lado para fugir a responsabilidades vai morrer mais gente.

.

Sem comentários: