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HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Defesa faz adjudicação directa
de contrato de 69 milhões
Contrato de modernização de helicópteros da Marinha foi entregue à Agusta-Westland sem concurso público.
O ministério da Defesa Nacional vai avançar com a adjudicação directa de
um contrato de até 69 milhões de euros para a modernização de
helicópteros da Marinha.
Fonte oficial do ministério da Defesa
confirmou ao Económico que “o processo de modernização dos helicópteros
está a decorrer e foi autorizado pelo ministro da Defesa a 18 de
Fevereiro”. A modernização dos cinco helicópteros Lynx da Marinha foi
entregue à AgustaWestland, empresa anglo-italiana que fabrica estes
equipamentos.
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“O contrato a celebrar tem um valor máximo de 69
milhões de euros, tendo já sido autorizada a realização de um
procedimento de negociação sem publicação de anúncio de concurso, com
consulta à AgustaWestland, com vista à celebração do contrato de
modernização”, confirma fonte oficial da Defesa.
Questionada pelo
Diário Económico sobre a razão para não ter sido lançado um concurso
público a mesma fonte esclarece que “a AgustaWestland é a única entidade
detentora dos direitos de propriedade intelectual e das competências
técnicas exigidas” para a modernização dos equipamentos, “incluindo a
sua remotorização e ‘upgrade’ de equipamentos e sistemas”.
Assim,
garante a mesma fonte – e citando o código dos Contratos Públicos –, “o
procedimento aplicável é o da negociação sem publicação de anúncio
público”. O contrato ainda terá de ser alvo de “visto” pelo Tribunal de
Contas, acrescenta fonte oficial do ministério da Defesa.
Contudo,
as fontes contactadas pelo Diário Económico garantem que há empresas
portuguesas com capacidade e certificação para avançar com a
modernização destes helicópteros e questionam a atribuição, por
adjudicação directa, a uma empresa que não opera em Portugal.
Questionada
sobre a razão para o contrato não ter sido entregue a empresas
portuguesas na área da aeronáutica fonte oficial do ministério da Defesa
reforça que “Não há outra empresa além da AgustaWestland que reúna as
condições necessárias para poder realizar os trrabalhos de modernização
dos Lynx”.
Além da modernização destes helicópteros a Defesa quer
concorrer a fundos comunitários para a modernização dos C-130, os
cargueiros militares. Fonte oficial da Defesa diz que o processo de
candidatura está a decorrer e que a resposta preliminar chegará ainda
este mês.
Questionada sobre onde será feita essa modernização, a
mesma fonte diz que “a indústria nacional tem as competências
necessárias para efectuar a modernização que está prevista”.
Já sobre
a intenção de compra de seis KC-390, os cargueiros militares da Embraer
que têm componentes produzidos em Portugal – e cuja compra pela Defesa
era uma das contrapartidas para a empresa brasileira trazer para cá a
fabricação de parte do avião – fonte oficial da tutela diz que “a sua
aquisição dependerá da evolução do projecto de desenvolvimento e da
disponibilização das respectivas verbas para financiamento das novas
aeronaves”.
* Notícia inquietante, os ajustes directos trazem sempre amargos de boca e pacotes de açucar para alguns bolsos
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