29/02/2016

.

HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Polícia mantém cadela 
numa jaula dois anos

A polícia de Devon, Inglaterra, manteve uma cadela numa jaula durante dois anos. Stella, exemplar do tipo pitbull, foi considerada potencialmente perigosa e há uma ordem judicial para que seja abatida. 
 .
O caso foi denunciado pelo site da BBC News, na tarde desta segunda-feira. Stella foi levada pela polícia em 2014 e mantida numa jaula que mede 90 centímetros por 2,7 metros, num canil privado que é usado pelas autoridades dos condados de Devon e da Cornualha.
Segundo uma tratadora que trabalhou no canil, a polícia deu instruções para que a cadela não saísse da jaula, uma vez que foi apreendida ao abrigo da lei referente a animais perigosos. "Não podemos, em circunstância alguma, tocar nestes cães, o que é muito difícil", disse Laura Khanlarian à BBC.

Stella pertence a Antony Hastie, que foi a tribunal 11 vezes tentar salvá-la. Segundo disse, a cadela nunca demonstrou sinais de agressividade. No entanto, no dia 8 de fevereiro, foi emitida a ordem judicial para ser abatida, tendo o dono 28 dias para recorrer da decisão.

Allan Knight, da polícia de Devon, referiu que as autoridades já têm devolvido os animais aos seus donos. "Mas há sempre cães que, por alguma razão, não podem ser devolvidos e não podem ser levados a passear devido ao perigo que representam", acrescentou o agente, para concluir: "Estamos limitados pelo processo judicial".

No entanto, não explicou por que motivo Stella foi mantida num espaço tão pequeno, sem hipótese de fazer exercício num período de tempo tão longo.

Um tratamento que contraria as instruções dadas às autoridades pela organização RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals). Num guia de boas práticas que elaborou para a polícia, RSPCA defende que "aos cães deve ser dada a oportunidade de fazer exercício fora da jaula pelo menos uma vez por dia e durante meia hora".

* Barbaridade, mais perigoso que a Stella é o selvagem que a condenou a este cativeiro.

.

Sem comentários: