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HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governo quer usar plano Juncker para
. modernizar linha ferroviária de Cascais
A modernização da linha é o primeiro projecto
público que pode vir a ganhar dinheiro do plano de investimentos
europeus. O anterior Governo orçou o projecto em 160 milhões de euros.
Lisboa quer
modernizar a linha ferroviária de Cascais e pode vir usar o Fundo
Europeu para Investimentos Estratégico para financiar o projecto.
"O Governo já disse que gostava de financiar a modernização da linha de Cascais, uma linha ferroviária que precisa de uma modernização importante", disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas esta sexta-feira, 26 de Fevereiro.
"Este é um dos projectos que gostaríamos de candidatar ao Plano Juncker", afirmou Pedro Marques, sublinhando que o Executivo ainda está a estudar quais os projectos que pode candidatar.
A modernização da linha ferroviária de Cascais era um dos projectos identificados no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+), aprovado pelo Governo de Passos Coelho em 2014.
Este projecto era um dos vários projectos da área dos transportes e infra-estruturas que o Governo de Passos Coelho identificava como prioritário. O custo da modernização estava então orçado em 160 milhões de euros, financiados por dinheiros públicos.
Ao comentar este plano, Pedro Marques deixou críticas ao anterior Executivo. "Essa lista foi enviada para Bruxelas relativamente impreparada. Identificava todos os investimentos, era um cardápio onde cabia tudo", afirmou à margem da conferência sobre o Fundo Europeu para os Investimentos Estratégicos (EFSI, na sigla em inglês).
Questionado sobre se o Governo pretende enviar uma nova lista de infra-estruturas para Bruxelas, o ministro foi peremptório: "Eu acho que não vamos lá com listas. Pegar num cardápio de medidas e ir buscar todas as medidas que nos lembremos e enviar para Bruxelas, teve um péssimo resultado".
Para o Governo, o ideal agora é preparar as candidaturas, "apostar muito no investimento privado em plataformas de investimento".
* Modernizar a linha é importante para os muitos milhares de habitantes dos concelhos de Oeiras e Cascais e para o turismo já que o percurso à beira rio e mar é bem aprazível.
"O Governo já disse que gostava de financiar a modernização da linha de Cascais, uma linha ferroviária que precisa de uma modernização importante", disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas esta sexta-feira, 26 de Fevereiro.
"Este é um dos projectos que gostaríamos de candidatar ao Plano Juncker", afirmou Pedro Marques, sublinhando que o Executivo ainda está a estudar quais os projectos que pode candidatar.
A modernização da linha ferroviária de Cascais era um dos projectos identificados no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETI3+), aprovado pelo Governo de Passos Coelho em 2014.
Este projecto era um dos vários projectos da área dos transportes e infra-estruturas que o Governo de Passos Coelho identificava como prioritário. O custo da modernização estava então orçado em 160 milhões de euros, financiados por dinheiros públicos.
Ao comentar este plano, Pedro Marques deixou críticas ao anterior Executivo. "Essa lista foi enviada para Bruxelas relativamente impreparada. Identificava todos os investimentos, era um cardápio onde cabia tudo", afirmou à margem da conferência sobre o Fundo Europeu para os Investimentos Estratégicos (EFSI, na sigla em inglês).
Questionado sobre se o Governo pretende enviar uma nova lista de infra-estruturas para Bruxelas, o ministro foi peremptório: "Eu acho que não vamos lá com listas. Pegar num cardápio de medidas e ir buscar todas as medidas que nos lembremos e enviar para Bruxelas, teve um péssimo resultado".
Para o Governo, o ideal agora é preparar as candidaturas, "apostar muito no investimento privado em plataformas de investimento".
* Modernizar a linha é importante para os muitos milhares de habitantes dos concelhos de Oeiras e Cascais e para o turismo já que o percurso à beira rio e mar é bem aprazível.
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