HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"
Direcção-Geral do Consumidor
reitera proibição de letras pequenas
na publicidade
reitera proibição de letras pequenas
na publicidade
A Direcção-Geral do Consumidor emitiu uma recomendação aos operadores
económicos para que respeitem a legislação quando publicitam os seus
produtos e serviços, em particular no que respeita ao tamanho reduzido
das letras usadas nas mensagens publicitárias.
A recomendação surgiu após a Direcção-Geral do Consumidor (DGC) ter
verificado, através da análise de reclamações recebidas, que a
legislação não está a ser respeitada quando há apresentação da
informação essencial em letra de tamanho muito reduzido e muitas vezes
quase ilegível ou quando a informação é apresentada em locais menos
visíveis da mensagem publicitária.
"No caso da publicidade televisiva, a apresentação das informações em
tamanho de letra reduzido, desaparecendo rapidamente ou concorrendo em
simultâneo com outras partes da mensagem mais apelativas, que captam a
atenção do consumidor", lê-se numa nota da DGC publicada na sua página
na internet.
Estas práticas prejudicam a formação de uma vontade e uma tomada de
decisão esclarecidas por parte dos consumidores, lembra a DGC.
Entre os casos em que a lei não é cumprida, a DGC destaca os folhetos
nos quais o preço promocional dos artigos surge junto à imagem do
artigo, na vertical e com um tipo de letra extremamente reduzido, que
poderá tornar imperceptível ao consumidor o referido preço promocional,
ou a colocação de condições imprescindíveis para a aquisição de
determinado bem pelo valor anunciado, não sendo as mesmas claras e
perceptíveis para os consumidores.
* Estes publicitários ...
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