07/10/2015

.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

As 10 empresas que fabricam (quase) 
tudo o que comemos e bebemos

Os supermercados estão repletos de alimentos, bedidas, entre outros produtos, até ao teto, é verdade, mas será que afinal de contas existem tantas marcas assim?  Já pensou que quando olha para a prateleira das batatas-fritas de pacote, talvez o que tem à frente não seja, afinal, uma grande variedade de marcas? Pois é. A verdade é que existe um pequeno grupo de empresas internacionais que detém a maioria daquilo que comemos e bebemos. Podem mesmo contar-se pelos dedos das mãos o número de empresas que dominam os produtos que consumimos. São 10 e vamos mostrar-lhe quais são.

The Coca-Cola Company
Já deve ter olhado para uma Coca-Cola e para uma Fanta e pensado? Bem, qual das duas ? Acreditamos que talvez tenha optado pela bebida que “primeiro se estranha e depois se entranha”, mas a verdade é que ambos os produtos são detidos pela empresa Coca-Cola.
 .

Desde os refrigerantes Coca-Cola, Sprite ou Nestea até às bebidas energéticas Poweraid ou Burn, todas elas pertencem à mesma companhia. A The Coca-Cola Company detém uma Divisão Ibérica, responsáveis pelos mercados de Espanha e Portugal, que é já a segunda maior empresa em termos do volume de vendas na Europa. A Coca-Cola Portugal Refrigerantes, Lda, está em Portugal desde 1977, e tem sede em Lisboa.

PepsiCO
Ora a PepsiCo lembra-lhe inevitavelmente… a Pepsi, o refrigerante com gás que disputa o primeiro lugar com a sua concorrente, Coca-Cola. Mas não, a PepsiCo é mais do que uma empresa que se dedica ao fabrico e distribuição de refrigerantes. Quando bebe um refrigerante gosta de acompanhá-lo com algum tipo de aperitivo? Batatas fritas, por exemplo? Talvez uns Doritos ou umas Lays?
.
 E se lhe dissermos que todas elas pertencem à PepsiCo? É mesmo verdade. Seja Doritos, Ruffles, Fritos, Cheetos, todas são marcas da mesma companhia.

A PepsiCo é uma das maiores empresas a atuar no mercado de alimentação e bebidas, estando presente em mais de 200 países. Foi em 1987 que se instalou em Portugal, através da aquisição da empresa Laprovar que, na altura, detinha as célebres batatas Pála-Pála.

Unilever
Talvez a Unilever lhe diga pouca coisa, mas e se falarmos em Gelados Olá ou Ben & Jerry’s? Sim, ambos os produtos pertecem à Unilever. Mas não só. Temos de lhe juntar a Calvé, a Maizena, a Alsa, a Planta, a Flora, a Lipton, e até o Tulicreme e a Knorr. Mas não se fica por aqui, porque detém os principais produtos de limpeza, como Cif, Skip, Sun, Comfort ou Surf.

A Unilever é uma multinacional britânica, fundada em 1930, que tem mais de 400 marcas espalhadas pelo mundo, conseguindo faturar cerca de mais de mil milhões de euros anualmente. Está em Portugal desde 1949, quando estabeleceu uma parceria com a Jerónimo Martins (dos supermercados Pingo Doce). Em 2007, as empresas Fima, Lever e IgloOlá foram fundidas numa só companhia, a Unilever Jerónimo Martins, Lda.

Danone
A Danone deve dizer-lhe qualquer coisa certo? O célebre Danoninho é intemporal, quer para as crianças, quer para os adultos. Mas se é dos que está mais preocupado com a linha certamente que irá optar por um iogurte Activia ou Corpos Danone. Se isso pouco lhe importar, então irá deliciar-se com um qualquer iogurte grego com polpa de frutas.
.
Muita variedade e claro está, uma só empresa. A Danone está há mais de 20 anos em Portugal. Foi em 1989 que o Grupo Danone comprou 70% do capital da Produtora de Iogurtes S.A, Iophil, de Castelo Branco, e introduz a sua marca própria no ano seguinte, em 1990.

General Mills
Talvez este nome seja mesmo desconhecido, mas temos a certeza que conhece o gelado Haagen-Dazs. A General Mills é uma multinacional americana que atua no mercado dos produtos alimentares. Está presente em várias partes do mundo e o seu portefólio inclui mais de 89 marcas.
.
Em Portugal é possível encontrar ao nível dos vegetais, os Green Giant, nos produtos mexicanos,  o Old el Pas, ou ainda no ramo dos iogurtes, a Yoplait. Os Cheerios e as barras de cereais Nature Valley também são produtos da empresa.

Associated British Foods
Em Portugal podemos encontrar marcas famosas desta empresa como a Ovomaltine ou ainda o chá Twinings. É também uma multinacional britânica que atua no mercado da alimentação… mas não só.
Talvez a sua marca mais conhecida seja mesmo… a Primark. É verdade. Esta companhia tem mais de 200 lojas espalhadas em toda a Europa que ultimamente tem feito furor em Portugal, devido aos artigos de baixo preço.

Mondelez Internacional
 Esta é uma multinacional norte-americana e apesar de o nome não lhe ser familiar, acredite que já deve ter experimentado muitas marcas distribuídas por esta companhia.
.
Esta empresa é rainha, no mundo dos doces. Vai desde as bolachas Oreo, às Belvita ou TUC, passando pelos chocolates Toblerone, Chips Ahoy, até aos Milka, Côte-Dor ou Dairy Milk. O mais difícil… é mesmo escolher. Há e tem ainda o queijo de barrar Philadelphia ou as tão conhecidas pastilhas Trident.

Kellogs
A Kellogs é reconhecida por ser uma grande fabricante de cereais. Falamos dos reconhecidos Special K ou ainda dos All-Bran. 
 .

Mas não só. Os velhinhos Corn Flakes também pertencem ao catálogo desta empresa, para não falar das batatas fritas Pringles.
A multinacional norte-americana, fundada em 1906, chegou a Portugal no ano de 1978.

Mars
Escolher entre um Twix, um Snickers, um Mars ou uns M&M’s? Uma tarefa difícil e às vezes… mesmo impossível. Se não consegue decidir-se, saiba que todos estes chocolates pertencem à empresa Mars, uma grande fabricante de doces a nível mundial. Apesar da sua origem ser norte-americana e de ter a sede dos produtos alimentares em Bruxelas, a empresa estabeleceu-se em Portugal em 1990.
.

Mas a Mars não se dedica só aos doces. A sua preocupação com os animais também é relevante, de tal maneira que detém marcas como a Pedigree, a Whiskas ou a Royal Canin.

Nestlé
Para a Nestlé tudo começou na Suíça, ainda no século XIX. Rapidamente se ampliou para vários países nos cinco continentes. O seu catálogo é realmente extenso e alguns dos seus produtos bastante famosos.
.
 Falamos da mítica Cerelac, dos cereais Chocapic, Nestum, Estrelitas, Cookie Crisp, até às bebidas como Mokambo, Nescafé, Bolero ou Ricoré. Os chocolates Kit-Kat, Lion e After Eight também pertencem à empresa.
Em Portugal a história da Nestlé começa nos anos 20, com a primeira fábrica de leite em pó portuguesa, a Sociedade de Produtos Lácteos, situada em Santa Maria da Avanca, que em 1973 se converte definitivamente na Nestlé Produtos Alimentares, S.A.R.L.

* ESCLARECIDOS????

.

Sem comentários: