07/10/2015

.
 
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Portugal está fora do Festival da Eurovisão 2016

A direção e administração da RTP decidiram não enviar a candidatura de Portugal ao maior evento de música da Europa.

Os prazos de candidatura ao Festival da Eurovisão 2016 chegaram ao fim e Portugal, por decisão da estação pública, não irá marcar presença.
 .
FLOR-DE-LIS
"Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC [Eurovision Song Contest] na sua grelha de programação. Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017", explicou a RTP, em comunicado oficial.

Esta é a quinta vez que o nosso país fica de fora do concurso, sendo que também não participou nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

A Eurovisão 2016 vai realizar-se em Estocolmo, na Suécia, nos dias 10,12 e 14 de maio. Até à data, estão confirmadas as participações de quase 40 países.

* O ESC está dominado por interesses que pouco têm a ver com qualidade do produto chamado canção.Tornou-se uma passerelle de insólitos vencedores, lembramo-nos duns finlandeses nerds de alguns anos atrás. 
Modernidade, inovação, revolução até, exigem sempre boas harmonias e melodias, suportadas em textos de qualidade e não dos que rimam "bota com perdigota" ou "então com atão ou não não", as tónicas não podem ser silabadas, isto é, arrastadas para compensar a falta de métrica e sincronia com a nota musical mais forte. 
Portugal tem excelentes vozes de gente nova, tem bons professores de canto, tem excepcionais profissionais de espectáculo, génios de criatividade e ultimamente aparecem no festival RTP da canção vozes da treta com poucas e honrosas excepções.
Deixemos o ESC para os marketeiros da martelada musical.

.

Sem comentários: