07/10/2015

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Detonação final vai unir galerias
 do Túnel do Marão

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) referiu que esta detonação está marcada para as 12.00 horas, referindo tratar-se de um marco nesta obra já que vai permitir a junção das duas bocas da galeria sul deste túnel, de cerca de seis quilómetros e que está inserido na Autoestrada do Marão.
 .
Em paralelo estão a ser construídos dois túneis, em quatro frentes de obra. A partir de quinta-feira já se poderá percorrer um destes túneis em toda a sua extensão.

Esta via vai ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança) a partir do primeiro trimestre de 2016.

Após ter resgatado a concessão da Autoestrada do Marão, depois da paragem das obras em junho de 2011, o Estado dividiu os trabalhos em três empreitadas, nomeadamente a do túnel e os acessos poente e nascente.

A proposta de portagem para os 26 quilómetros da Autoestrada do Marão situa-se entre o 1,85 e 2,25 euros.

Desde o início da empreitada, no verão de 2009, as obras foram suspensas três vezes, sendo que, da primeira vez, o foram apenas na escavação do túnel e por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão.

Depois, a construção em toda a extensão da autoestrada parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado.

* Calma que é só uma detonação, a circulação vai demorar um tempão.

.

Sem comentários: