06/10/2015

.


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Juíza Ginsburg:
 82 anos, avó e estrela 
improvável da internet

No Supremo Tribunal desde 1993, a mais velha dos nove juízes tornou-se conhecida pela defesa da igualdade de género. Agora inspira um blogue, programas humorísticos e um filme. 

A primeira vez que ouviu falar na conta de Tumblr chamada Notorious R.B.G. (as suas iniciais), Ruth Bader Ginsburg perguntou aos assistentes no Supremo Tribunal dos EUA: "O que é essa coisa do Nototious?" 
 .
E quando lhe responderam que era uma referência ao falecido rapper Notorious B.I.G., a juíza, longe de ficar ofendida com a ideia de Shana Knizhnik, a estudante de Direito por detrás da conta, mostrou-se orgulhosa e, mais tarde, diria à jornalista Katie Couric, que acha que toda a atenção que a internet lhe dedicou nos últimos dois anos é "muito divertida".

Sim, é que o blogue do Tumblr, criado em 2013, é apenas a ponta do icebergue do frenesim que a juíza Ginsburg provoca na rede e do fascínio que desperta nos mais jovens. Basta uma simples busca nas imagens do Google por "Ruth Bader Ginsburg" para - além da imagem desta avozinha franzina com a sua toga preta vestida, a gola branca e as luvas de rede - apareceram montagens do rosto da judia de 82 anos com o corpo de uma super-heroína da Marvel, cartazes do Notorious R.B.G. em que surge com uma coroa na cabeça, mas também tatuagens com a sua imagem ou até fotos de bebés mascarados de juíza Ginsburg (de toga e grandes óculos com aros de massa). 

Um verdadeiro ícone pop que não só já inspirou inúmeros sketches do Saturday Night Live como vai ver a sua vida transformada em filme, com Natalie Portman no seu papel.

* Esta senhora representa a notoriedade por boas causas.

.

Sem comentários: