ESTA SEMANA NO
"SOL"
"SOL"
Carros da polícia e da Factura da Sorte
. têm chip falseado
A polémica das emissões poluentes do grupo Volkswagen vai afetar a frota
do Estado, com centenas de carros-patrulha da PSP e da GNR em risco de
ir à oficina. E o caso tem ainda implicações nas viaturas do concurso
semanal da Autoridade Tributária e Aduaneira, em que são sorteados
modelos da marca Audi.
.
.
O Estado começou por comprar 58 Audi com o motor 2.0 TDI (52 da gama
A4 e seis da gama A6), todos eles com a norma europeia de emissões EU5 e
parte dos 11 milhões de carros afetados em todo o mundo. Os restantes
Audi sorteados mais recentemente e ainda a concurso até ao final do ano
já não têm problemas de emissões, garantiu ao SOL a fonte da SIVA.
Relativamente aos veículos do Estado, está ainda por conhecer o
impacto total deste caso. A frota pública tem 27 mil veículos e grande
parte deles são do grupo SIVA. Os carros-patrulha da PSP e da GNR – 11
mil no total – são o principal destino das compras automóveis do Estado.
A lista de veículos da PSP a que o SOL teve acesso, do final de 2014,
mostra que existem pelo menos 64 automóveis com os motores a diesel com
o chip fraudulento. O grupo mais numeroso são Volkswagen Polo 1.6 TDI.
Incógnitas na Autoeuropa
O caso da GNR será porventura mais complicado. Os militares têm cerca
de mil veículos do grupo. Só na última tranche entregue pela VW, no
final do ano passado, há 100 Passat com o motor adulterado.
Em Portugal existem 118 mil veículos equipados com motores onde foram
detetados dados incorretos de emissão de partículas poluentes. A maior
parte – mais de 94 mil – foram distribuídos pela SIVA. Existem depois 23
mil carros Seat também com o defeito, segundo o Diário Económico.
Permanecem as dúvidas sobre se a Autoeuropa construiu automóveis com o
software que altera as emissões, mas é quase garantido que sim, tendo
em conta que a lista de motores a gasóleo afetados cresceu do 2.0 TDI
também para o 1.2 e o 1.6. O próprio ministro da Economia, Pires de
Lima, admitiu esta semana ter menos certezas, uma vez que “todas as
fábricas que produziram para o mercado europeu não estão livres de terem
produzido automóveis com a incorporação desse kit fraudulento,
incluindo a Autoeuropa”. O Governo criou um grupo de trabalho para
estudar os impactos do caso no país.
Contactada pelo SOL, a SIVA disse apenas que aguarda “informações
mais detalhadas da Volkswagen AG” sobre todos os modelos envolvidos para
estar “em condições de comunicar” se há na lista veículos fabricados na
Autoeuropa. Quanto aos clientes, terão de aguardar pelo menos até à
próxima semana para poderem aceder aos sites que a SIVA vai criar para
divulgar os modelos envolvidos. A mesma fonte garantiu que as vendas de
setembro não foram beliscadas por este escândalo: “Mostram um andamento
normal”.
Empresas preocupadas
O SOL contactou também a LeasePlan, a maior gestora de frotas em
Portugal, com um parque de 90 mil veículos. Fonte oficial da empresa
confirmou que tem sido contactada por clientes que pedem informações
sobre os seus carros. “A nossa preocupação é tranquilizar os clientes”,
referiu a mesma fonte, que diz ter “uma excelente relação institucional
com as marcas envolvidas” e que já foi informada pela SIVA de que o
grupo alemão “vai assumir as devidas responsabilidades”.
* Uma fraude que é só a ponta do iceberg. Quantas grandes empresas muito "sérias"de todos os ramos de actividade, não cometem fraudes, 2%????
.
Sem comentários:
Enviar um comentário