18/09/2015

.
 
HOJE NO
  "i"

Este ano já há mais 1603 crianças
 nas famílias portuguesas

Agosto manteve a tendência de aumento nos nascimentos. Nasceram mais 104 bebés.

A última ideia para aumentar a natalidade foi lançada há dias no debate político por Passos Coelho: majorar a reforma das mulheres em função do número de filhos. O primeiro-ministro ainda não concretizou bem a proposta mas, mesmo sem incentivos, a natalidade deverá dar a volta por cima este ano. Dados fornecidos ao i pelo Instituto Ricardo Jorge revelam que em Agosto se manteve a tendência positiva e nasceram mais 104 crianças. São mais três bebés por dia do que no ano passado.
.
Os dados do Instituto Ricardo Jorge dizem respeito ao número de crianças que fizeram o teste do pezinho que, não sendo obrigatório, é realizado por quase todos os recém-nascidos nos primeiros dias de vida. Os dados não permitem um retrato totalmente exacto do número de nascimentos. Ainda assim, são o único indicador disponível praticamente em tempo real. Os números do Instituto Nacional de Estatística foram actualizados este mês com informação para o primeiro semestre e sugerem um desfasamento de cerca de 30 nascimentos por mês. Segundo os dados do Instituto Ricardo Jorge, nasceram até Junho 40 113 crianças e os dados do INE indicam que nasceram em Portugal 40 334 bebés.

Por agora, e tendo apenas disponível a informação do Instituto Ricardo Jorge para os primeiros oito meses do ano, é seguro dizer que nasceram pelo menos 54 783 crianças em Portugal, mais 1603 do que no ano passado. Março, Abril, Junho e Julho registam os maiores aumentos. Trata-se de crianças “feitas” na segunda metade do ano passado, caso a história venha a encontrar explicação. Até agora, o mês em que se registou um maior aumento da natalidade foi Março, com mais 559 nascimentos do que no ano passado.

A confirmar-se a tendência, este será o primeiro ano em que a natalidade aumenta, depois de estar em queda há quatro anos consecutivos.

Mas mesmo que se confirme o aumento, isso não significa que o problema da natalidade esteja resolvido. Salvo inversões pontuais, o número de nascimentos no país tem estado em queda desde os anos 70.

Em 2004 houve pela primeira vez menos de 110 mil crianças. Desde então houve dois anos em que os nascimentos aumentaram: 2008 e 2010. Mas a boa notícia foi sempre de pouca dura: nos anos seguintes tornaram a cair. A natalidade nunca foi tão baixa como no ano passado em que, segundo o balanço do INE, nasceram em Portugal 82 367 crianças. Curiosidade: no final dos anos 70, nasciam por ano o dobro. É a geração que actualmente está a ter filhos.

* Muitos mais espermatozóides que encontraram o caminho certo.

.

Sem comentários: