22/07/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Detido incendiário em S. Pedro do Sul

Detenção com colaboração do Serviço de Proteção do Ambiente.

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem, de 84 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal que ocorreu no domingo em S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu.
 .
Segundo um comunicado da PJ, o detido, um silvicultor reformado, terá ateado o incêndio com o recurso a um isqueiro, através de chama direta na abundante vegetação seca que se encontrava no local. "Apenas a pronta deteção do início do fogo por duas pessoas que ali passavam permitiu um rápido e eficaz combate do mesmo pelos bombeiros e por um meio aéreo, evitando que o mesmo atingisse proporções de relevo, já que se está em presença de uma mancha florestal de elevada área e densidade constituída maioritariamente por pinheiros e carvalhos", refere o comunicado.

A PJ não conseguiu determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação. O suspeito, que foi detido com a colaboração do Serviço de Proteção do Ambiente e Natureza da GNR de Viseu, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação adequadas.

O incêndio que teve início na tarde de domingo, na berma da Estrada Municipal n.º 585, na freguesia de Sul, foi combatido por 76 homens com a ajuda de 20 viaturas e um meio aéreo. A ocorrência foi declarada encerrada às 18h28.



Lança fogo para ver apagar

Homem ateou cinco incêndios em Coimbra e Miranda do Corvo.

Fascinado pelas chamas, um homem, de 20 anos, ateou cinco incêndios florestais, nos concelhos de Coimbra e Miranda do Corvo, só para ver o aparato dos bombeiros envolvidos no combate. Foi detido pela PJ do Centro, em colaboração com a GNR, após ter ateado um fogo na segunda-feira em Ceira, Coimbra.

Acabou por confessar que foi o autor de outro que deflagrou na mesma zona há uma semana e mais três no ano passado, em Miranda do Corvo, onde reside num lar. O último incêndio foi lançado próximo da instituição que frequenta, em Ceira.

O jovem, que apresenta um défice cognitivo, gostava de ser bombeiro e ateava os fogos com um isqueiro ou fósforos.


Detido suspeito de atear fogo
 numa habitação em Coimbra 

O presumível autor do crime é um homem, casado, de 53 anos. A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de ter ateado fogo numa habitação devoluta, em Coimbra, pelas 17h30 de terça-feira, anunciou a Diretoria do Centro daquela força policial. 

O presumível autor do crime, que foi detido no âmbito de uma ação que contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), é um homem, casado, de 53 anos, adianta a PJ numa nota divulgada esta quarta-feira. A residência atingida pelo incêndio, situada na zona da Relvinha, na área norte da cidade de Coimbra, "encontrava-se devoluta, mas habitável, e ficou com um grau de destruição muito elevado, tendo o telhado ruído". 

O incêndio "colocou em grave perigo as habitações adjacentes, mas não se propagou devido ao pronto e eficaz combate por parte dos bombeiros [Sapadores de Coimbra e voluntários de Coimbra e de Brasfemes]", acrescenta a Judiciária. O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.

* Tem de haver  solução para impedir estes e outros energúmenos de destruirem o país.

 .

Sem comentários: