22/07/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sete em dez americanos apoiam
 Obama na aproximação a Cuba

Percentagem dos que aprovam o restabelecimento de relações subiu de 63% para 73% em sete meses. Republicanos também estão do lado do presidente: 59% querem fim do embargo.
 .
 "Esta embaixada só servirá para legitimar ainda mais o regime repressivo", disse o candidato à nomeação republicana para a Casa Branca, Jeb Bush, no dia em que Washington e Havana reataram as relações cortadas há 54 anos e reabriram as respetivas embaixadas.

 O cubano-americano Marco Rubio, seu adversário, foi mais longe ao dizer que voltará atrás com a decisão do presidente Barack Obama caso seja eleito. Mas os dois podem em breve ter de mudar de discurso, em face das sondagens que mostram que sete em cada dez norte-americanos (e quase seis em cada dez republicanos) apoiam o restabelecimento das relações.

Uma sondagem do Pew Research Center mostra que a percentagem de norte-americanos que apoiam esta mudança diplomática subiu dez pontos desde janeiro, de 63% para 73%. Se a medida já era bem-vista pelos democratas (em janeiro era defendida por 74% e agora por 83%), a sua aceitação entre os eleitores republicanos é agora superior a 50%.

* É um verdadeiro facto histórico relevante.

.

Sem comentários: