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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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Primeiro automóvel desportivo
português será feito em Gaia
"É indicado para todos os que têm necessidade de utilizar carro para
percursos diários não muito longos", contou João Oliveira, mentor do
Veeco, que hoje esteve exposto em Vila Nova de Gaia, no âmbito de uma
iniciativa de promoção da sustentabilidade energética.
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O projeto para o desenvolvimento daquele veículo elétrico de três
rodas arrancou em 2009, com apoio de fundos comunitários, tendo contado
com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a
fábrica Fibrauto de Vila Nova de Gaia.
As três rodas, explicou o
responsável, "permitem uma maior eficiência energética", o que,
salientou, é "fundamental num carro elétrico".
Este "reverse
trike", ou triciclo invertido (porque as duas rodas estão à frente) tem
dois lugares, portas de abertura vertical, autonomia de 400 quilómetros
com uma carga de bateria, consumo de 09/10 quilowatts por hora aos 100
quilómetros por hora e pode ser carregado "durante a noite numa ficha
normal monofásica como as lá de casa".
Feito "100% em Portugal", e
com um investimento total a rondar os dois milhões de euros, o Veeco
foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e
a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto.
É precisamente a
Fibrauto, em Serzedo, que se prepara para acolher a linha de montagem do
Veeco cuja comercialização deverá arrancar no início do próximo ano,
com três versões diferentes e preços a oscilar entre os 23 mil e os 25
mil euros.
"O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma
série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão
para os parceiros do projeto", adiantou o responsável da VE -
Fabricação de Veículos de Tração Elétrica onde tudo começou.
Atualmente
com 50 trabalhadores, com este projeto a Fibrauto, em Gaia há já 18
anos, pensa criar mais 20 postos de trabalho, adiantou Arlindo Santos,
gerente da empresa.
* Pode ser uma boa ideia!
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