30/07/2015

.
HOJE NO
   "OBSERVADOR"

PSD: 
Já há menos desempregados 
que os deixados por Sócrates

O porta-voz do PSD, Marco António Costa, afirmou hoje, quinta-feira, que o número absoluto de desempregados diminuiu na atual legislatura, tendo passado de 661 mil para 636 mil entre junho de 2011 e junho deste ano.
 .
Invocando os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje, Marco António Costa sustentou que “a verdade dos factos comprova que, face a junho de 2011, primeiro mês de governação do atual Governo da maioria”, houve “uma redução efetiva do número absoluto de desempregados em Portugal”.

“Face aos 661 mil existentes em junho de 2011, temos hoje em junho de 2015 636 mil. Isto é, temos uma redução superior a 20 mil desempregados”, acrescentou o porta-voz e coordenador da Comissão Política Nacional do PSD, em conferência de imprensa, na sede nacional deste partido, em Lisboa. Antes, Marco António Costa referiu que o INE fez “uma revisão em baixa de quase um por cento” da sua projeção de desemprego para maio deste ano: “Afinal, em maio não tivemos uma taxa de desemprego de 13,2%, mas sim uma taxa de desemprego de 12,4%”.

Segundo o vice-presidente do PSD, “importa também sublinhar a circunstância de que há 29 meses consecutivos que a taxa de desemprego vem baixando e a taxa de emprego está a crescer”. Depois, Marco António Costa falou da evolução do emprego nos últimos dois anos desta legislatura: “Entre janeiro de 2013 e maio de 2015, há mais 204 mil portugueses, felizmente, a trabalhar”.

Por outro lado, destacou os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores. O social-democrata concluiu que “o país está no rumo certo” e aproveitou para repetir o lema estreado na quarta-feira pela coligação PSD/CDS-PP para as legislativas de 04 de outubro: “Agora Portugal, efetivamente, pode mais”.

* O sr. Marco António Costa devia ter mais decoro e ser realista, nas contas do INE não estão os 200 mil desempregados que emigraram, mais 200 mil que desistiram de estar registados nos Centros de Emprego e mais uns milhares que por estarem a fazer uma qualquer inútil formação deixaram de ser desempregados para se denominarem "ocupados". Mais, o encerramento de empresas foi tão grande que às que restam e não lavam dinheiro não lhes interessa despedir gente. Para haver  um milagre vá a Fátima a pé, sr.  Marco Costa. 
Não se pense que gostamos de José Socrates, mas no PSD e CDS há gente tão má como ele e pior.

.

Sem comentários: