30/06/2015

.

HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Calor de 40 graus por mais dez dias 
Altas temperaturas irão continuar pelo
. menos até dia 8.

A vaga de calor que atinge o País desde a última quinta-feira irá prolongar-se, em particular nas regiões de Trás-os-Montes e Alentejo, pelo menos por mais dez dias. 

As temperaturas com valores superiores a 40 graus resultam da passagem de uma massa de ar quente proveniente de Espanha. Ontem, a presença de nebulosidade baixa junto da costa levou a que as praias fossem poupadas ao sol abrasador. Em Viana do Castelo, por exemplo, a máxima não foi além dos 21 graus e em Faro fixou-se nos 24. 

Bem diferente foi a temperatura sentida no Alentejo: em Beja, foram alcançados os 40 graus. "É um sacrifício que eu faço sair à rua com este calor. Se não fosse o avio que tenho de fazer, não saía de casa", afirma Gertrudes Cova, de 77 anos, aproveitando a conversa com o CM para poisar os dois sacos com as compras, respirar fundo e descansar um pouco. "Tenho problemas de coração e estes dias deixam-me com falta de ar", desabafou a residente em Beja. 
.

As altas temperaturas irão, contudo, sofrer uma ligeira descida entre quarta e sexta-feira, devido à chegada de uma superfície frontal fria proveniente do oceano Atlântico, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Durante o fim de semana, as temperaturas voltam a subir

As temperaturas elevadas levam a que o Alentejo e a Beira Baixa continuem sob aviso laranja. A temperatura da água do mar é de 18 graus na Costa Ocidental e de 22 no Algarve. A previsão mensal do IPMA indica que há uma forte probabilidade de pelo menos até dia 19 ocorrerem temperaturas acima do habitual a Norte. Para os últimos dez dias de julho, os dados obtidos não permitem retirar conclusões.

* Na coluna da esquerda deste blogue, sob o título "PEIDA AOS SITES" encontra um "item" METEO GLOBAL que lhe dá informação ao momento do estado do tempo e previsão para uma semana, basta clicar.


.

Sem comentários: