30/06/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

SURF 
Portugal é a Califórnia europeia

Há quem diga que é o desporto da moda. Mas para o treinador João de Macedo – reconhecido pelo seu percurso e resultados em campeonatos de ondas grandes – mais do que ser moda, o surf é uma "estratégia nacional". "Há grandes eventos a decorrer em Portugal, o que traz muitos turistas. Por isso, preocupa-me a certificação das escolas. É preciso garantir a qualidade para que quem nos procure não tenha más experiências. São pessoas que já ouviram falar lá fora do surf em Portugal e por vezes há escolas que não estão certificadas e que têm pessoas com menos experiência", diz, acrescentando: "Ainda assim, a Federação Portuguesa de Surf tem feito um excelente trabalho em coordenação com as capitanias para exigir essa certificação."
João de Macedo, que passou os últimos dez anos fora de Portugal, confessa que é bom regressar. "Acompanhei de perto a evolução da escola ao longo dos anos e estamos bem posicionados a nível nacional. Em Portugal, somos muito avançados a dar este treino. Não é por acaso que nos chamam a Califórnia da Europa a nível do surf", defende o surfista de ondas grandes.

Este regresso a Portugal significa que João de Macedo deixa de competir no Campeonato Mundial de ondas grandes, mas que não se esqueceu da exploração: "Continuo associado ao EDP Mar sem Fim, um projeto de busca de ondas grandes." Quanto a sucessores no Mundial de Ondas Grandes, João de Macedo admite que Nicolau von Rupp pode ser um deles, mas que ainda é cedo. "Ele tem uma carreira muito longa pela frente ainda. Agora está focado no World Surf League, ainda tempo tempo. Talvez o Alex Botelho, um surfista do Algarve, que esteve comigo no Mundial em Punta Gallea, possa fazê-lo em breve", conclui.

* É preciso saber desenvolver a modalidade e o negócio daí decorrente.

.

Sem comentários: