30/06/2015

.


569.
Senso d'hoje
  
   JOANA AMARAL DIAS
ACTIVISTA POLÍTICA
SOBRE O MOMENTO DO PAÍS

SONDAGENS
Tenho reservas em relação às sondagens. Têm falhado. Não tem para mim o valor de leitura da realidade, mas não me surpreenderia assim tanto se viesse a acontecer. As pessoas olham para o PS e para as propostas do PSD e CDS e não encontram diferenças substantivas. Ficam ali indecisos, se é a maçã vermelha, verde. São maçãs.

Todos os partidos socialistas na Europa, nestes últimos 10, 15 anos, se deixaram colonizar, seduzir pelas forças neoliberais, pela ideia do mercado auto-regulado, do mundo da finança.

GRÉCIA
O que está a acontecer é uma negociação dura: uma Europa que defende o grande capital e um governo com forte apoio popular que quer defender os interesses dos cidadãos. O Syriza está a fazer aquilo que se espera que qualquer governo faça pelo seu povo. E nós olhamos com muito bons olhos para o referendo [o plano de resgate financeiro proposto pela troika vai a referendo na Grécia a 5 de Julho], é uma forma de devolver a voz e a própria democracia aos cidadãos. 

* Excertos de entrevista ao "PÚBLICO"


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 
 

.

Sem comentários: