30/06/2015

.

HOJE NO
 "OBSERVADOR"

TVI24 acaba com comentário político
 de Augusto Santos Silva

O ex-ministro de Sócrates há muito se queixava das sucessivas alterações de horário do seu espaço de comentário na TVI24. O diretor de informação da estação televisiva não terá gostado. 
.
“Recebi hoje [segunda-feira] a comunicação de que a TVI decidiu usar a cláusula contratual que lhe permite revogar unilateralmente o contrato que suporta Os Porquês da Política”, divulgou Santos Silva no seu Facebook, esclarecendo que gostou “imenso de fazer ‘Os Porquês da Política'”. “É (em breve: era) um diálogo duro, exigente e sobre todos os temas relevantes da atualidade política portuguesa e europeia”, explicou. O último comentário será no dia 28 de julho.

Em junho, depois de ter visto mais uma vez a estação televisiva alterar a hora a que o programa “Os Porquês da política” ia para o ar, avisando-o apenas “a meio da tarde”, Augusto Santos Silva disparou contra a TVI e avançou com umas quantas explicações que justificariam alteração da grelha televisiva. Isto porque essa alteração de horário já não se deveu a transmissões de jogos de futebol como anteriormente.

As palavras do ex-governante terão caído mal entre direção da TVI, segundo escreve o Expresso esta terça-feira. Contactado por aquele semanário, Sérgio Figueiredo, diretor de Informação, preferiu apenas agradecer “pelo prestígio e qualidade de comentário que nestes últimos anos [Augusto Santos Silva] emprestou à TVI24″.

Antes, já Augusto Santos Silva tinha anunciado o fim do programa através da página oficial no Facebook – ele que em breve vai lançar um livro coassinado com Paulo Magalhães, com quem divide o estúdio da TVI. Na hora da despedida, o ex-governante não esqueceu o jornalista: “Dado o facto de entretanto a TVI ter rescindido unilateralmente o contrato e assim determinado a morte da rubrica televisiva, o livro, que tinha e tem uma origem e uma natureza completamente autónoma, vai ficar também como testemunho de como essa rubrica foi… e poderia ter continuado a ser. Suponho que se chama a isto a ironia da história“.

Ao Observador, o ex-governante deixou claro: “Não sou eu que me afasto, fui afastado“. “Quem compete explicar a decisão é aquele que a tomou, ou seja, a TVI. Limitei-me a avisar pelos meios ao meu dispor os meus telespetadores”, acrescentou.

Augusto Santos Silva estava na estação de Queluz de Baixo desde 2012. No entanto, depois de a TVI ter começado a transmitir os jogos de futebol da Copa América, o programa “Os Porquês da Política” foi para o ar em três horários diferentes, chegando mesmo a ser emitido às quartas-feiras.

* Nunca gostámos de Santos Silva e quando foi ministro de Socrates apelidámo-lo nestas páginas de ministro trauliteiro. Mas  esta atitude da direcção de informação da TVI   é apenas  silenciar uma voz do PS, uma acção que será do agrado das gentes do PSD/CDS.


.

Sem comentários: