24/06/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal irá perder um milhão em mão-de-obra

Portugal integra lista dos 10 países que mais perderão mão-de-obra nas próximas décadas. Os dados projectados para 2050 prevêem uma redução de um milhão de pessoas disponíveis para trabalhar. 

Portugal vai perder um milhão em população empregada ou disponível para trabalhar até 2050. A informação consta de um relatório publicado pelo The Economist Inteligence Unit (EIU) que lista os 10 países que mais irão perder em população activa.
 .
O relatório não se prolonga em explicações, mas os números não deixam de ser alarmantes. Portugal ocupa o 8º lugar da lista de países que mais população activa vai perder, em termos absolutos. Estes números reflectem um declínio da natalidade, bem como as consequências da actual crise económica, que empurra quem procura emprego para lá das fronteiras nacionais.

Se no último ano a população activa em Portugal era de 5,2 milhões de pessoas, em 2050 este número deverá diminuir para 4,2 milhões. Segundo o EIU, esta diminuição de 20% acompanha as previsões para a Grécia e Alemanha, projectando-se uma diminuição de 4,8 milhões para 3,8 milhões e de 45 milhões para 35 milhões, respectivamente.

A liderar a lista com o maior declínio está o Japão, com uma queda de quase 20 milhões de pessoas na população activa em termos absolutos, para 47 milhões, o que representa uma redução de cerca de 25%.

Para contrariar estas previsões e prevenir uma consequente redução do crescimento económico, os governos deverão apostar em políticas de imigração e procurar fontes alternativas de crescimento económico, diz o EIU. Para as economias mais avançadas a solução poderá basear-se no uso mais eficiente da tecnológia e numa aposta no processo tecnológico.

* Enquanto o povo votar maioritáriamente nos partidos do covil da governação, que ao longo de 40 anos têm colaborado nas maiores vigarices, envolvidos com finança traficária, com sucateiros e exportadores manhosos, vamos ter o mesmo povo a sofrer cada vez mais, mudar Portugal é mudar o voto.

.

Sem comentários: