11/05/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

Luís Sénica: 
«Portugal é e sempre foi uma potência»

O selecionador de português de hóquei em patins considerou esta segunda-feira a equipa lusa como uma das favoritas do Mundial de 2015, que se realiza em França, mas desconfia das seleções menos cotadas. 


Depois de ter anunciado a lista de 11 jogadores que vão integrar o estágio da equipa portuguesa, Luís Sénica admite que a equipa portuguesa "foi, é e será sempre uma potência" na modalidade, mas alertou também para o elevado nível das seleções que vão disputar a 42.ª edição do torneio em La Roche Sur Yon, França (20 a 27 de junho).

"Vamos ter um Mundial competitivo. Não tenho a menor dúvida de que as ditas equipas de segunda linha estão muito mais próximas de poder interferir nas decisões. Pelo que tenho visto, a Argentina assume-se como candidata, a Espanha diz também que tem equipa para ganhar o Mundial, o Chile preparou-se para uma medalha, Angola quer uma medalha, França também e Itália, campeã da Europa, vai querer também o pódio", afirmou.

Apostando numa seleção que mistura juventude e experiência, Luís Sénica espera que, aliando esses dois fatores, a equipa possa jogar um bom hóquei e conseguir os objetivos definidos, que numa primeira fase passam por ultrapassar o Grupo C, no qual Portugal vai defrontar a Alemanha, Áustria e Brasil.

"Respeito total e permanente pelos nossos adversários diretos na fase de grupos e sempre assim terá de ser. Esse é o nosso grande objetivo, o primeiro momento desta competição, deste nosso caminho e é aí que temos que centrar as nossas forças. Temos uma rota, temos gente competente, irrequieta, com maturação e que permite objetivar esses lugares de topo", disse.

O selecionador falou ainda sobre o apoio que espera da comunidade portuguesa residente em França, admitindo que esse pode ser um fator importante para 'empurrar' a equipa para as boas exibições, na tentativa de recuperar um titulo que já conquistou por 15 vezes, mas que 'foge' desde 2003, num Mundial então disputado em Oliveira de Azeméis.

"Será sempre positivo jogar num contexto de apoio, de motivação e de carinho para com a nossa seleção. Desde já faço um apelo aos jornalistas que façam eco desta comunicação para que os portugueses que habitam naquela zona que encham o pavilhão, que nos apoiem, porque certamente esta equipa vai saber responder da melhor maneira", concluiu.

O estágio da equipa portuguesa irá decorrer entre os dias 27 de maio e 18 de junho no Luso, no distrito de Coimbra, sendo que nesse período estão previstos seis jogos particulares, o último dos quais já confirmado frente à seleção da Colômbia. A estreia no Campeonato de Mundo de 2015 está prevista para 21 de junho, frente à seleção alemã.

* Esperamos sempre pelo melhor.


.

Sem comentários: