27/04/2015

.
HOJE NO
"A BOLA"

«O Estado financia e o Comité Olímpico
 de Portugal faz a gestão do processo olímpico» - Emídio Guerreiro

À margem da Gala de entrega de prémios do Diário de Coimbra, onde marcou presença enquanto convidado, Emídio Guerreiro levantou um pouco o véu sobre os Jogos Olímpicos de 2016, que vão realizar-se no Brasil.
.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto revelou que será o Comité Olímpico de Portugal (COP) a fazer toda a gestão do evento, sendo que o Estado apenas trata das questões financeiras:

- Sobre este evento, devo dizer que valorizo muito estes momentos em que a sociedade civil reconhece todos os que se destacam diariamente no âmbito desportivo durante uma época. É um reconhecimento justo, tal como é justo sublinhar que o ano passado tivemos mais de 300 pódios em campeonatos do mundo e da europa, em 32I modalidades. Este é espelho do que somos enquanto desporto. Claro que queremos sempre mais e melhor, mas estamos numa rota de crescimento, temos mais atletas e clubes e mais gente a praticar desporto. 
 
Em relação aos Jogos Olímpicos do próximo ano, o que posso dizer é que não fixámos objetivos quantitativos com o Comité Olímpico. O Estado financia e fiscaliza o dinheiro que é aplicado, toda a programação e gestão é do COP. O que fixámos é que 25% dos atletas estejam no nível I consigam uma medalha. Estar no nível I significar estar nos quatro melhores do mundo, logo é expetável que consigam uma medalha. Ainda não sabemos quantos atletas vamos ter no nível I, logo ainda não podemos fazer perspetivas de medalhas.

Emídio Guerreiro não se escusou também a dar a sua opinião sobre o Benfica-FC Porto, deste domingo. De forma sintética. «Foi um jogo que correu bem, não houve incidentes e foi um espetáculo que dignificou o desporto nacional», referiu. 
 
* Os Jogos Olímpicos são para os atletas uma espécie de prova de vida, já festejámos grandes vitórias e também estivemos ao lado de quem teve precalços inesperados, aos que vão ao Rio desejamos o maior sucesso.

.

Sem comentários: