HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Em 10 anos de vida o A380
só se aproximou uma vez
de uma pista em Lisboa
O primeiro voo do avião da Airbus A380 comemora 10
anos esta segunda-feira. Lisboa apenas assistiu a uma passagem pelo
aeroporto, sem aterrar, em 2007. Em 10 anos foram vendidos pouco mais de
300 aviões.
O primeiro voo realizado pelo A380 foi a 27 de Abril de 2005, em Toulouse, França. Na altura a Airbus
estimava vender, em 20 anos, mais de 1.500 aviões. Passados 10 anos, a
construtora de aviões recebeu 317 encomendas do A380, sendo que
efectivamente entregues só foram 158, de acordo com a imprensa
internacional.
.
A primeira companhia aérea a ter um A380 foi a Singapore Airlines, a 15 de Outubro de 2007, tendo o primeiro voo comercial sido realizado 10 dias depois, fazendo a ligação Singapura-Sidney. Já a companhia aérea com mais A380 é a Emirates, tendo encomendado um total de 140 aviões e recebido 58 unidades.
O A380 é o maior avião comercial de passageiros, com um comprimento de 73 metros. O valor deste avião é de 428 milhões de euros. O número máximo de passageiros transportados já aumentou de 525 para 544.
Em Portugal não se vêem estes aviões, devido à dimensão das pistas de aterragem que não têm capacidade. A única vez que um A380 se aproximou de um aeroporto nacional foi em Março de 2007, tendo o avião feito uma aproximação à pista, mas sem ter aterrado
Mercado "vai continuar um pouco brando nos próximos anos"
"O mercado do A380 foi sempre pequeno, mas é um mercado em crescimento", afirmou ao WSJ John Leahy, responsável máximo da Airbus pela parte operacional ao nível do cliente. O responsável adianta que as encomendas que tem actualmente estão em linha com as expectativas da companhia aérea.
Leahy admite que o mercado "vai continuar um pouco brando nos próximos anos", mas a procura deverá revelar "um crescimento muito forte" a partir de 2020, num período em que as operações no mercado asiático vão aumentar e forçar as companhias aéreas a recorrer a aviões maiores.
* 158 aviões entregues em 10 anos, grandes gestores os da AIRBUS, até o Relvas faria melhor, ele que depois de andar de avião na Feira Popular, lhe deram a equivalência a piloto.
.
A primeira companhia aérea a ter um A380 foi a Singapore Airlines, a 15 de Outubro de 2007, tendo o primeiro voo comercial sido realizado 10 dias depois, fazendo a ligação Singapura-Sidney. Já a companhia aérea com mais A380 é a Emirates, tendo encomendado um total de 140 aviões e recebido 58 unidades.
O A380 é o maior avião comercial de passageiros, com um comprimento de 73 metros. O valor deste avião é de 428 milhões de euros. O número máximo de passageiros transportados já aumentou de 525 para 544.
Em Portugal não se vêem estes aviões, devido à dimensão das pistas de aterragem que não têm capacidade. A única vez que um A380 se aproximou de um aeroporto nacional foi em Março de 2007, tendo o avião feito uma aproximação à pista, mas sem ter aterrado
Mercado "vai continuar um pouco brando nos próximos anos"
"O mercado do A380 foi sempre pequeno, mas é um mercado em crescimento", afirmou ao WSJ John Leahy, responsável máximo da Airbus pela parte operacional ao nível do cliente. O responsável adianta que as encomendas que tem actualmente estão em linha com as expectativas da companhia aérea.
Leahy admite que o mercado "vai continuar um pouco brando nos próximos anos", mas a procura deverá revelar "um crescimento muito forte" a partir de 2020, num período em que as operações no mercado asiático vão aumentar e forçar as companhias aéreas a recorrer a aviões maiores.
* 158 aviões entregues em 10 anos, grandes gestores os da AIRBUS, até o Relvas faria melhor, ele que depois de andar de avião na Feira Popular, lhe deram a equivalência a piloto.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário