24/03/2015

.


HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Novas acusações fazem adiar 
julgamento de Rafael Marques

Os generais angolanos que colocaram Rafael Marques em tribunal acrescentaram mais 15 acusações de difamação. Este facto novo fez com que o tribunal tenha decidido adiar o julgamento para 23 de Abril. 
.
UM HERÓI
 O julgamento de Rafael Rarques, jornalista e a activista angolano acusado de "denúnica caluniosa" por sete generais daquele país, que começou esta terça-feira, dia 24 de Março, foi adiado para o dia 23 de Abril.
O próprio Rafael Marques, numa nota escrita no Facebook do Maka Angola, dá conta desta decisão. Segundo Rafael Marques, o Tribunal tomou essa decisão devido ao facto de a acusação ter feito 15 acusações adicionais por difamação, que foram acrescentadas às nove antes efectuadas por denúncia caluniosa. "O julgamento foi adiado para o dia 23 de Abril por falta de notificação dessas novas acusações", explica o jornalista.

Na origem do processo está o livro "Diamantes de Sangue", publicado em 2011, onde o autor sustenta a existência de abusos contra os direitos humanos na Lunda Norte. Entre os queixosos encontra-se o general Hélder Vieira Dias ("Kopelipa"), ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. 

Rafael Marques nasceu em Angola em 1971 e actualmente dirige o site Maka Angola, onde expõe os problemas do regime angolano. "Maka" é uma palavra do dialecto kimbundu que significa problema. A editora Tinta da China, que publicou em Portugal "Diamantes de Sangue", já disponibilizou gratuitamente o livro na internet em solidariedade com o autor.

* Quando será que Angola vai deixar de ter criminosos a dirigi-la?

.

Sem comentários: