24/03/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Autarquias e Saúde cooperam 
na luta contra a tuberculose

Acordo para o aumento de diagnósticos e tratamentos.

A Direção-Geral da Saúde e as Câmaras Municipais de Lisboa e Porto estudam algumas medidas para a luta contra a tuberculose, com vista a um aumento dos casos de diagnóstico e tratamento. O anúncio foi feito esta terça-feira, Dia Mundial da Tuberculose. Raquel Duarte, diretora do Programa Nacional da Tuberculose, da Direção-Geral da Saúde, referiu que se pretende "aumentar o acesso" dos doentes aos tratamentos. 
.
Segundo a responsável, os distritos de Lisboa e Porto são os que registam o maior número de casos a nível nacional. Raquel Duarte referiu ainda que há "poucos casos" de doentes que não se deslocam às unidades de saúde para a toma direta dos medicamentos por falta de meios, mas é necessário assegurar a medicação aos pacientes. "As autarquias poderão ajudar na questão das deslocações dos doentes aos tratamentos", referiu.

António Diniz, diretor do Programa Nacional de HIV/Sida e Tuberculose, explicou que é necessário evitar que haja doentes "a interromper a terapêutica", o que é um risco para o desenvolvimento de resistência aos medicamentos e a uma cadeia de contágio de novos casos. Portugal registou uma diminuição do número de novos casos de doença. Em 2014, registaram-se 20 casos por 100 mil habitantes. 

* A tuberculose contagia e mata.

.

Sem comentários: