12/01/2015

.
HOJE NO
"RECORD"

Rali de Portugal regressa ao norte
 com 16 classificativas

A 49.ª edição do Rali de Portugal, que este ano regressa às estradas do norte, vai contar com 16 provas especiais de classificação, que serão disputadas durante quatro dias, anunciou hoje o Automóvel Club de Portugal (ACP). 
 .
O anúncio foi efetuado esta segunda-feira durante uma reunião entre o ACP e os 13 municípios envolvidos na organização da prova, que terá lugar entre 21 e 24 de maio e é pontuável para o mundial da especialidade (WRC).

O Rali de Portugal vai regressar ao norte depois de uma ausência de uma década em que a prova foi organizada no Algarve e 14 anos depois da última edição nortenha. A edição de 2015 vai ser totalmente disputada a norte do rio Douro e com o centro nevrálgico em Matosinhos, nas instalações da Exponor, num rali que apresentará um formato compacto, integrando um total de 16 provas de classificação repartidas em quatro dias de competição.

O shakedown, a disputar no concelho de Paredes na manhã de quinta-feira, 21 de maio, constituirá o aperitivo para a prova, cujas últimas centenas de metros do troço vão decorrer no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.

Ainda no mesmo dia a prova ruma para Guimarães, onde terá lugar a cerimónia de partida. Os primeiros quilómetros cronometrados vão disputar-se na pista de ralicross de Lousada, que será palco da única super especial da prova.

No segundo dia de competição (sexta-feira, 22 de maio), os pilotos rumam ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km). O figurino repete-se no sábado, 23 de maio, agora na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Amarante (37,67 km).

Para domingo, 24 de maio, estão reservados dois troços: Fafe (11,15 km), cuja secção final foi utilizada nos últimos três anos como palco do WRC Fafe Rally Sprint, troço que será disputado por duas vezes, a segunda das quais corresponderá à Power Stage, entre as quais se intercalará uma passagem pela longa classificativa de Vieira do Minho (32,35 km).

O Rali de Portugal contará com uma extensão total de 1.529,43 quilómetros, dos quais 354,35 correspondem a 16 provas de classificação, que passarão pelas autarquias de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho. 

* É sempre uma prova de emoções.


.

Sem comentários: