12/01/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"


Regling: 
"Grécia vai claramente ficar na zona euro" 

Em declarações exclusivas ao Económico, o presidente do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) diz que toda a gente quer a Grécia no euro e que os gregos também querem ficar na moeda única. 

"A Grécia vai claramente ficar, a zona euro não prevê a saída de um estado-membro, todos os rumores que têm sido espalhados nas últimas semanas vieram de notícias da imprensa, não de declarações de governos. Os governos do euro não mudaram as suas visões". Quem o diz é Klaus Regling, presidente do MEE, durante uma entrevista ao Diário Económico que poderá ler na íntegra na edição de amanhã.
.
No entanto, Regling reconhece que Atenas, que antecipou legislativas para 25 de Janeiro, tem de continuar a fazer o seu trabalho, mantendo-se no caminho do ajustamento. É que os governos que querem a Grécia no euro "também querem que todos os países que têm problemas e que recebem assistência financeira façam o seu trabalho de casa, para melhorar a sua situação económica através de reformas e de consolidação orçamental, quando necessário".

O presidente do MEE considera que a Europa já ajudou muito Atenas com todas as melhorias concedidas ao empréstimo ao país - houve extensão de prazos do empréstimo e reduções de juros -, mas até admite mais algum alívio, desde que o governo grego cumpra a sua parte. "Não acho que seja preciso muito mais além disso [do alívio já concedido], muitas coisas já aconteceram, mas estou certo que o Eurogrupo vai olhar novamente para o assunto se as reformas continuarem".

* A questão da saída da Grécia quer da zona euro quer da U.E. são histórias da carochinha, as economias pesadas de Europa precisam dos periféricios, Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia para continuarem a fazer agiotagem nestes países.


.

Sem comentários: