12/01/2015

.
 HOJE NO
"i"

Os dez melhores hospitais de Portugal

Os Centros Hospitalares de São João (no Porto), o Universitário de Coimbra e o de Lisboa Norte são os primeiros três classificados no "ranking" do internamento nos hospitais públicos, coordenado por um investigador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Os resultados definitivos desta avaliação do desempenho dos hospitais públicos (internamento) em Portugal continental, em 2013, realizada por especialistas da ENSP, identificaram as dez melhores instituições na resposta que deram a 17 conjuntos de doenças. 
 .
Uma versão provisória deste "ranking" tinha sido publicada em Junho do ano passado. O documento definitivo, que será esta semana divulgado, apresenta várias diferenças em relação ao documento preliminar. 
Depois dos centros hospitalares de São João (Porto), do Universitário de Coimbra e do de Lisboa Norte, que ocupam o primeiro, segundo e terceiro lugar no "ranking", respectivamente, surge nesta avaliação ao desempenho global o Hospital Beatriz Ângelo (Loures), na quarta posição. 
Seguem-se os centros hospitalares do Porto e de Lisboa Central, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, os centros hospitalares de Tondela-Viseu, do Tâmega e Sousa e o Hospital de Braga.
Este "ranking" resulta da avaliação dos episódios de internamento para as doenças do aparelho ocular, cardíacas e vasculares, digestivas, endócrinas e metabólicas, ginecológicas e obstétricas, infecciosas, músculo-esqueléticas, neoplásicas, neurológicas, órgãos genitais masculinos, dos ouvidos, nariz e garganta, pediátricas, da pele e tecido celular subcutâneo, respiratórias, dos rins e aparelho urinário, do sangue e órgãos linfáticos e hematopoéticos, traumatismos e lesões acidentais. 
O Centro Hospitalar de Setúbal foi o melhor classificado para as doenças do aparelho ocular, enquanto o de São João (Porto) lidera para as doenças cardíacas e vasculares e para as doenças digestivas. 
Nas doenças endócrinas e metabólicas, o primeiro lugar é ocupado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que também lidera a avaliação para as doenças ginecológicas e obstétricas. O Centro Hospital de São João está igualmente em primeiro lugar para as doenças infecciosas.
O Centro Hospitalar de Tondela e Viseu é o primeiro classificado para as doenças músculo-esqueléticas. 
Nas doenças neoplásicas, o melhor classificado foi o Centro Hospitalar de São João, seguido do IPO do Porto, os centros hospitalares de Coimbra e de Lisboa Central e, em quinto lugar, o IPO de Lisboa.
O Centro Hospitalar de São João lidera ainda no internamento para as doenças neurológicas, bem como para as doenças dos órgãos genitais masculinos. 
O IPO de Coimbra está em primeiro lugar para as doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Nas doenças pediátricas lidera o Hospital Beatriz Ângelo (Loures), com o Centro Hospital de São João a aparecer em primeiro lugar para as doenças da pele e do tecido celular subcutâneo e as patologias respiratórias.
Para as doenças dos rins e do aparelho urinário, o primeiro lugar é ocupado pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte, enquanto o de São João lidera para as doenças do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoéticos. 
O Centro Hospitalar de Tondela Viseu está em primeiro para os traumatismos e lesões acidentais.
Para a elaboração desta tabela foram considerados os hospitais responsáveis pelo tratamento de 99% do total de doentes internados, não fazendo dela parte os hospitais com um volume de produção reduzido. 
O documento é subscrito por Carlos Costa e Sílvia Lopes, da ENSP, instituição que não é vinculada ao documento. 

* Atente-se à classificação do hospital Beatriz Ângelo de Loures. Dos "hospitéis", que o Estado subsidia a peso de ouro, nem se dá conta.


.

Sem comentários: