04/12/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Apagão trava venda de carros 

Avaria informática no IMT não permite emitir matrículas para os carros novos já vendidos. Um apagão no sistema informático do IMT – Instituto de Mobilidade e Transportes – está a travar a emissão de matrículas novas desde 27 de novembro. 

Sem elas, os stands não podem vender os carros numa altura em que o mercado dispara. Novembro e dezembro são os meses em que mais portugueses compram carros novos e as vendas chegam a disparar 30 por cento face a outubro. 

Mas desde o final de novembro que uma falha informática impede o IMT de emitir matrículas para os carros. Sem elas, não há como entregar o carro ao novo dono, situação que se tem repetido em vários stands, apurou o CM junto de fonte do setor automóvel. 


A ACAP – Associação Automóvel de Portugal diz que esta falha está a paralisar o setor automóvel. "Cada dia é uma bola de neve, porque as pessoas compram, pagam impostos e depois não podem levar as viaturas", queixa-se o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro. Este mês terá uma procura acima da média devido ao agravamento do ISV a partir de janeiro de 2015. 

O IMT não comenta a situação ou quando estará resolvida, admitindo apenas que os técnicos estão à procura de soluções. 

* A informática da Administração Pública está adoentada.

.

Sem comentários: