HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
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Estradas e ferrovias perderam entre
20% e 30% dos passageiros
Quebra de procura registou-se apesar de o
País ter investido cerca de 1,1 mil milhões de euros anuais nestas duas
redes desde 2003, dois terços em rodovias.
As redes rodoviária e ferroviária nacionais perderam
entre 20% e 30% dos respectivos passageiros nos últimos cinco anos. De
acordo com uma análise efectuada pela comissão de acompanhamento do
processo de fusão da Estradas de Portugal (EP)/Refer, a que o Diário
Económico teve acesso, entre 2009 e o final do ano passado registou-se
uma perda de clientes nos dois sistemas das redes de transportes: cerca
de 20% na rodovia, medidos em tráfego médio diário anual (TMDA) e cerca
de 30% na ferrovia, medidos em passageiros/quilómetro.
A
mesma análise da comissão presidida por António Ramalho sublinha que
estas quebras de procura nas redes rodoviária e ferroviária nacionais
ocorreram apesar de ter ocorrido um forte investimento nos dois sistemas
de transportes. "Nos últimos onze anos, entre 2003 e 2013, o
investimento nas redes rodoviárias e ferroviárias geridas pela Refer/EP
atingiu um montante superior a 12 mil milhões de euros, o equivalente a
1,1 mil milhões por ano", explica uma nota da comissão de acompanhamento
do processo de fusão das duas empresas. Nestes valores não estão
incluídos os montantes dos investimentos efectuados na rede de
infra-estruturas dos metros e nas redes rodoviárias municipais.
Dos
investimentos efectuados nas redes da EP e da Refer, a grande maioria,
cerca de dois terços - cerca de nove mil milhões de euros - foi
destinada às estradas. O restante terço, cerca de 3,1 mil milhões de
euros, foi aplicado em investimentos no caminho-de-ferro. "Os maiores
investimentos líquidos registaram-se em 2008 na rodovia, com 978 milhões
de euros, e em 2004 na ferrovia, num montante de 428 milhões de euros",
avança a mesma análise.
O organismo liderado por António Ramalho
destaca que este volume de investimento, justifica em parte a dívida
das duas empresas, que se situava em cerca de dez mil milhões de euros
no final de 2013, concluindo que "são números como estes que merecem
reflexão". A sustentabilidade e a análise custo-benefício dos
investimentos são dois objectivos do processo de fusão em curso
EP/Refer.
* Isto acontece por tanto a Estradas de Portugal como a Refer terem administradores de excelência.
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