06/10/2014

.

HOJE NO
"i"

Nobel para pais do "GPS cerebral" é
. "incrível", diz neurocientista português

A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881.000 euros) será entregue em duas partes, metade para O’Keefe e metade para o casal Moser

O especialista em neurociências Rui Costa considerou hoje “incrível” a atribuição do prémio nobel da medicina aos investigadores que descobriram o “GPS cerebral”, destacando esta descoberta como das mais importantes até hoje no estudo da memória.

“É incrível, porque são descobertas muito importantes. A primeira foi feita nos anos 70”, disse o responsável pelo programa de neurociências da Fundação Champalimaud.

A descoberta, hoje reconhecida através do mais importante prémio da Medicina, “tem a ver com a forma como o espaço é representado no nosso cérebro e mostra que há células específicas que representam o espaço”, explicou.

“Esta é a área mais estudada, sobre sítios [no cérebro] muito importantes na memória e na perda de memória”, destacou.

Rui Costa manifestou-se particularmente satisfeito não apenas por os galardoados serem “excelentes cientistas”, mas também porque os conhece e sabe que são “muito boas pessoas”.

O Prémio Nobel da Medicina 2014 foi hoje atribuído ao norte-americano John O’Keefe e ao casal de noruegueses May-Britt e Edvard Mosel, pelas suas descobertas sobre as “células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição”, uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

Este sistema permite responder a questões simples, tais como: “Como sabemos onde estamos? Como conseguimos encontrar o caminho entre um local e outro? Como guardamos esta informação de modo a pudermos encontrar rapidamente o caminho uma outra vez?”.

O norte-americano-britânico John O’Keefe descobriu em 1971 o primeiro componente deste ‘GPS’. Foi preciso esperar até 2005 para que May-Britt e Edvard Mosen identificassem um outro componente-chave do sistema, células nervosas que criam um sistema de coordenadas para determinar as posições.

A recompensa de oito milhões de coroas suecas (cerca de 881.000 euros) será entregue em duas partes, metade para O’Keefe e metade para o casal Moser. 

* Há quem ande distraído, mas o primeiro GPS tem milhões de anos, é o nosso. Parabéns aos laureados.


** Hoje, às 23h40, saiba quase tudo sobre as trafulhices no "BES", não perca! Vá a "PORQUE NÓS NOS INDIGNAMOS"



.

Sem comentários: