17/10/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal entre os países onde o PIB mais
. cresceu devido a efeitos contabilísticos

O nível do PIB português de 2010 cresceu 4,1%, devido à implementação de alterações metodológicas e a uma melhoria no apuramento estatístico, consequência da introdução do SEC 2010. Um das maiores revisões da Europa.
Segundo os dados publicados esta manhã, 17 de Outubro, pelo Eurostat, em média, os estados membros da Zona Euro tiveram uma revisão em alta do seu produto interno bruto (PIB) de 2010 de 3,5%, devido a alterações na fórmula de cálculo do indicador. Na União Europeia, foi 3,7%. Portugal superou estas médias comunitárias, vendo o seu PIB avançar 4,1%.

As alterações ao PIB – indicador que mede a produção de bens e serviços na economia ao longo de um ano – deveram-se à substituição do Sistema Europeu de Contas 95 pelo de 2010. Entre as mudanças, está o facto de a despesa com Investigação e Desenvolvimento (I&D) passar a contar como investimento, em vez de consumo intermédio, um caminho seguido também pelos gastos com equipamento militar. Actividades ilegais como a prostituição ou o tráfico de drogas também passaram a contar para o PIB. Entre as melhorias estatísticas conta-se a introdução de informação obtida nos últimos censos.

Dos países da União Europeia, o campeão das revisões é, sem dúvida, Chipre, cujo PIB de 2010 é revisto em alta 9,5%, seguindo pela Holanda com um crescimento de 7,6%. Ambas as revisões se justificaram essencialmente por uma melhoria do apuramento estatístico. À frente de Portugal na dimensão da revisão surgem ainda Suécia, Reino Unido, Finlândia, República Checa e Irlanda. Porém, os 4,1% de Portugal superam os valores observados em países, como Itália (3,4%), Alemanha (3,3%) ou Grécia (1,8%).

A Letónia foi o único estado membro da UE a sofrer uma ligeira revisão em baixa do seu nível de PIB, de -0,1%.

Recorde-se que embora tenha efeitos positivos no PIB, a introdução das novas regras do SEC 2010 tiveram um impacto negativo para o défice orçamental e a dívida pública. 

* Chama-se "inginharia financeira" e tem como objectivo falsear a realidade, tal como o fazem políticos e banqueiros que conhecemos.



.

Sem comentários: