12/09/2014

.

HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Coreia do Norte proíbe redes wi-fi nas embaixadas para internet ser inacessível

A Coreia do Norte proibiu os estrangeiros que residem no país de usar ligações por wi-fi para aceder à internet, aparentemente para evitar que os cidadãos locais consigam usá-las para se ligarem ao exterior.
 
UM CABELO APANASCADO
De acordo com um decreto governamental que é hoje noticiado pela revista online especializada na Coreia do Norte NKNews e citado pela agência de notícias espanhola Efe, as embaixadas, as organizações não governamentais e os funcionários estrangeiros foram notificados de que devem "abolir" o uso de redes sem fios porque elas "produzem certos efeitos colaterais" que não são especificados.

O decreto, com data de 13 de agosto, estipula que a multa pode ir até cerca de 8.500 euros e foi publicado no mesmo mês em que a revista 'The Diplomat' noticiou que as habitações ao lado de embaixadas e edifícios de organismos internacionais que utilizam este tipo de ligações sem fios em Pyongyang estavam a aumentar significativamente os preços.

A razão deste aumento estaria ligada com a possibilidade de aceder às redes sem fios com internet, que é encarado como um desejo dos cidadãos da hermética Coreia do Norte - onde apenas uma pequena parte da elite do regime dirigido por Kim Jong-un tem autorização para se ligar à internet.

* Um regime democrático, curiosamente o querido líder aprecia Paulo Bento já que escolheu a nossa selecção para defrontar a da Coreia do Norte na final do Mundial 2014 e, como se sabe, o país asático venceu.

.

Sem comentários: