12/05/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
DINHEIRO VIVO"

Aqui pode ver o que os eurodeputados portugueses fizeram nos últimos 4 anos

Os eleitores portugueses podem agora saber em detalhe o que é que os seus eurodeputados andaram a fazer em Bruxelas e Estrasburgo nos últimos quatro anos.

No site VoteWatch Europe pode analisar toda a actividade dos 24 eurodeputados portugueses durante a última legislatura comunitária.
TRABALHAR CANSA
Desde as presenças no hemiciclo, passando pelos relatórios e opiniões elaboradas, até às questões colocadas, é possível analisar e tirar conclusões de modo a escolher o sentido de voto no dia 25 de maio.

Mas desengane-se quem pensar que no Parlamento Europeu não se trabalha com afinco: vários deputados portugueses  encontram-se inclusivamente no topo de algumas actividades, como revela um estudo elaborado pelo VoteWatch.
Nas "questões parlamentares" cada eurodeputado nacional tem em média 264 perguntas colocadas perante o hemiciclo.

O ranking é liderado por Diogo Feio e Nuno Melo do CDS-PP que submeteram mais de 1400 perguntas cada um. É de salientar que os países europeus mais afetados pela crise são os que colocaram mais questões no hemiciclo incluindo a Grécia e Irlanda.

Os portugueses também se encontram na liderança dos "relatórios elaborados", com uma média de quase sete por cada deputado, acima dos finladeses e malteses.

Mas este elevado valor deve-se a uma questão técnica. O estudo sublinha que cerca de um terço dos relatórios portugueses (44 de 142) foram elaborados por Vital Moreira do PS, que é presidente do Comité de Comércio Internacional.

Assim, a autoria de muitos dos relatórios deste comité são atribuídos a Vital Moreira por ser, precisamente, presidente, distorcendo os resultados finais deste ranking.

Na categoria "relatórios de co-decisão elaborados", os portugueses voltam a dominar, com uma média de 1,9 relatórios elaborados por deputado, muito acima de países como a Alemanha ou Reino Unido, ambos com uma média de 0,8.

Mas mais uma vez, a razão para um número tão elevado de relatórios prende-se com o cargo de Vital Moreira.
Em termos de presenças, os portugueses também se encontram bem classificados, com 87,41%, a sétima melhor marca entre 28 países.

A nível particular, vários eurodeputados portugueses destacam-se entre os seus colegas pela sua elevada classificação em vários rankings.
Regina Bastos do PSD encontra-se na liderança da categoria de "opiniões elaboradas". Já Ana Gomes do PS domina nas "declarações escritas assinadas" e nas "moções para resoluções assinadas".
Também Marisa Matias do Bloco de Esquerda, encontra-se na liderança de "declarações escritas assinadas", enquanto Maria do Céu Neves do PSD está no topo do ranking de "relatórios emendados".

* Mas não lhes pagam para trabalhar, qual é o espanto?


.

Sem comentários: