12/05/2014

.



178.UNIÃO


EUROPEIA

ABC DA EUROPA
LETRA "B"

O Negócios lançou em parceria com a Universidade Católica uma nova ferramenta para nos ajudar a percorrer os caminhos da União Europeia e a descodificar o seu jargão.
 .
O trabalho foi coordenado pelos professores Armando Rocha e Luís Barroso, e pela jornalista Eva Gaspar, tendo envolvido directamente alunos da Católica.

Reproduzimos com o devido respeito

.

Banco Central Europeu -
Fundado em 1998 e com sede na cidade alemã de Frankfurt, é a instituição central da política monetária da Zona Euro, detendo o monopólio da emissão de moeda e garantindo o funcionamento dos sistemas de pagamentos. Está no “centro” do Sistema Europeu de Bancos Centrais. Tem por missão “primordial” garantir a estabilidade de preços na zona euro que define como uma taxa anual de inflação “próxima mas inferior a 2%”. No quadro da União Bancária, ganhou em 2014 poderes reforçados em matéria de supervisão bancária.
 .
Banco Europeu de Investimento -
Entidade responsável por garantir o desenvolvimento equilibrado do mercado interno, a promoção da coesão económica, social e territorial interna, e a cooperação para o desenvolvimento com Estados em vias de desenvolvimento. Sedeado no Luxemburgo, o BEI concede empréstimos e garantias, sem fim lucrativo (aplica taxas de juro próximas do custo de empréstimo): para o efeito, não recorre ao Orçamento da União, mas antes ao mercado de capitais. Tem por acionistas os Estados-membros.




.

Sem comentários: