26/11/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Luta por melhores salários na Polícia

Novo diretor nacional promete alteração nas carreiras e estatuto remuneratório adequado.

Na sua primeira aparição pública como diretor nacional da PSP, o superintendente Luís Farinha prometeu que vai lutar não só por melhores condições de trabalho para os polícias, mas também por melhores salários: "Vamos lutar juntos por uma evolução das condições de trabalho, dos meios e dos equipamentos, e também por um regime das carreiras e estatuto remuneratório mais adequado". 

O superintendente, de 47 anos, que até agora comandou a Unidade Especial de Polícia em Belas, acrescentou, no entanto, que espera dos polícias "dedicação, lealdade, coesão e disciplina" para que "o prestígio, credibilidade e o reconhecimento saiam reforçados".

Na cerimónia da tomada de posse do novo diretor nacional da PSP, que aconteceu ontem no salão nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, o novo diretor contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho; da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal; da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz; e do ministro que tutela as polícias, Miguel Macedo. Este último voltou a criticar a manifestação dos polícias da passada quinta-feira, que culminou com vários agentes a subir a escadaria da Assembleia da República .

O IGAI já mandou abrir um processo de averiguações à atuação dos polícias, quer aos que se estavam a manifestar, que aos que estavam fardados. "Há um passado, um presente e um futuro na cerimónia de posse que hoje [ontem] aqui nos reúne. O passado foram os acontecimentos da pretérita semana. Eles já fazem parte da história. Uma história que não pode, nem vai, repetir-se," disse Miguel Macedo. E acrescentou: "Uma imagem de violência destrói todos os discursos de segurança".
Recorde-se que Paulo Valente Gomes colocou o lugar à disposição a seguir ao protesto. 

* O sr ministro da tutela é a verdadeira imagem da eficiência do ineficaz. 
Instituições de segurança mal pagas e pior apoiadas degeneram em agentes corruptos.

.

Sem comentários: