07/10/2013

.

HOJE NO
"i"

Sofre de nomofobia? Conheça a "doença"
. que afecta cada vez mais portugueses

A Nomofobia é o medo de ficar sem o telemóvel e de interromper a necessidade de estar permanentemente em contacto.

Quantas vezes por dia costuma olhar, compulsivamente, para o seu telemóvel ou smartphone? Se avançar números lhe for quase impossível, saiba que não está só: a nomofobia, ou o medo de ficar sem o telemóvel, é cada vez mais comum por entre os utilizadores portugueses.


O termo - Nomofobia - também está popularmente associado à "doença do telemóvel", ou aos transtornos de ansiedade que podem surgir caso a necessidade de estarmos constantemente em contacto seja interrompida. Os efeitos de uma "ressaca" longe do telemóvel podem ainda manifestar-se fisicamente, segundo avançou Rita Nunes, psicóloga, em declarações ao Jornal de Notícias. "Pode chegar a ligeira taquicardia, falta de ar e dor de cabeça".

Actos como o esquecimento ou perda do telemóvel, ou ainda uma simples falta de cobertura, são motivos suficientes para que os sinais de alarme se comecem a manifestar. O motivo, apura a psicóloga, está associado à "necessidade de comprovar essa comunicação, vendo os e-mails com frequência, a um ritmo cada vez mais acelerado".

A psicóloga sugere um maior autocontrolo por parte dos utilizadores de telemóveis ou smartphones. Uma autogestão mais eficaz passaria, idealmente, pela estipulação de horários ou a definição de locais próprios para a utilização dos dispositivos.

* Tou Xim!

.

Sem comentários: