07/10/2013

.
HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"

Chineses da EDP contra taxa elétrica

Responsáveis da China Three Gorges, que comprou a EDP, queixam-se a Paulo Portas

Os responsáveis das Três Gargantas (China Three Gorges-CTG), o grupo chinês que comprou a EDP, considerou "péssima surpresa" a notícia da criação de um imposto especial sobre a produção de eletricidade, pois vai afetar negativamente o valor da EDP e, consequentemente, a posição acionista do CTC, apurou o CM junto de fonte conhecedora do processo.
OS NOVOS MILITANTES
Segundo a mesma fonte, a administração da CTG, enviou no fim de semana uma carta ao vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a manifestar o seu desagrado pela medida. Na missiva, enviada por e-mail, a CTG recorda que o valor que o Estado pediu pela EDP foi pago com base em repetidas garantias dadas ao mais alto nível de que haveria estabilidade no setor elétrico. Mas, acrescentam, o Estado vem agora mudar as regras.

O grupo chinês sublinha que tem honrado o compromisso com o Estado português, e avisa que se esta decisão de aplicar o novo imposto prosseguir, Portugal está a violar o acordo. Na prática, a CTG deixou claro que poderá não dar continuidade aos investimentos e às parcerias estabelecidas. O grupo chinês frisou ainda que o sucesso das próximas privatizações pode ser afetado. 

E o que diz o "pentinha"?
- Yes sir, vou já tratar disso.

.

Sem comentários: