26/09/2013

.
HOJE NO
" RECORD"

Mundial'2022: 
FIFA em alerta com indícios de escravatura

Os responsáveis da FIFA manifestaram-se esta quinta-feira "muito preocupados" com os indícios de exploração de trabalhadores nepaleses envolvidos na construção de infraestruturas para o Mundial'2022, no Qatar.

As preocupações dos responsáveis do organismo máximo do futebol mundial surgiram na sequência de uma investigação lançada pelo diário britânico "The Guardian".

"A FIFA está muito precupada com as notícias dos media que dão conta de abusos em matéria de direito do trabalho e das condições dos trabalhadores da construção do projeto lançado em Lusail City, no Qatar", sublinhou um porta-voz daquele organismo, citado pela agência francesa AFP.

O mesmo responsável adiantou que "a FIFA vai entrar novamente em contacto com as autoridades do Qatar" e "voltará a discutir a questão na reunião do comité executivo, no ponto relativo ao Mundial'2022 do Qatar, nos dias 3 e 4 de outubro em Zurique".

Na investigação, intitulada "a escravatura dos tempos modernos", o diário britânico noticia que 44 trabalhadores nepaleses morreram no Qatar, entre 4 de junho e 8 de agosto, citando documentos obtidos na embaixada nepalesa em Doha.

Segundo o "The Guardian", os nepaleses, que representam cerca de 40 por cento dos trabalhadores imigrantes no emirado, são "vítimas de exploração e abusos que podem ser vistos como a escravatura moderna".

* Se a FIFA estivesse verdadeiramente preocupada com a escravatura no Qatar nem sequer tinha aceite a candidatura do país. As obras públicas e construção civil do Qatar empregam milhares de escravos vindos de países como o Nepal, Butão e outros situados naquela zona da Ásia, a informação não é de ontem, tem anos. A FIFA que se vá qatar.

.

Sem comentários: