11/07/2013

.
HOJE NO
"i"

Empresários de Leiria admitem
 pagar propinas aos melhores 
alunos do politécnico

O acordo prevê, para além da formação em contexto empresarial, acções de responsabilidade conjuntas que possam beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando o meio académico à realidade industrial 

O presidente da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria disse hoje à agência Lusa que os empresários da região querem premiar os melhores alunos do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), admitindo o pagamento das respetivas propinas.
“É um incentivo para os melhores alunos virem para a região, até porque as boas escolas fazem bons alunos, mas também é verdade que os bons alunos fazem as escolas melhores”, sustentou Jorge Santos.
O responsável pela associação empresarial adiantou que, “neste momento difícil, é do interesse comum do IPL e dos empresários incentivar e atrair alunos”, razão pela qual estão a ser estudadas formas de “distinguir os melhores alunos, seja através de bolsas, pagamento de propinas, comparticipação de custos ou prémios anuais”.
Hoje à noite, o IPL, a Nerlei e a Cefamol – Associação nacional da Industria de Moldes assinam um protocolo de cooperação com efeitos já a partir do próximo ano letivo.
O acordo prevê, para além da formação em contexto empresarial, ações de responsabilidade conjuntas que possam beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando o meio académico à realidade industrial.

“O protocolo sistematiza, entre muitas outras ações, visitas de estudo por parte dos estudantes logo no primeiro ano, estágios curriculares, mas também extracurriculares, no verão, que permitam um conhecimento mais aprofundado do mercado de trabalho, assim como a realização de projetos comuns”, enumerou o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPL.

Luís Távora salientou “um dos objetivos importantes que constam do protocolo e que passa por trazer empresas e entidades empregadoras para a realidade formativa do meio académico”.
O acordo de cooperação entre as três entidades é hoje assinado durante um jantar-debate que terá lugar na ESTG e que se destina a promover a interação entre o tecido empresarial e o meio académico.

* Isto é uma acção empreendedora e tem o dedo do ministro que Portas quer despedir, Álvaro Santos Pereira, ainda nos vamos lembrar dele se se for embora.

.

Sem comentários: