11/07/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Maria Luís Albuquerque acusada 
de mentir no Parlamento

Teixeira dos Santos acusou actual ministra de “não falar verdade” no caso dos swaps.

Enquanto ontem o Presidente da República, Cavaco Silva, apresentava a sua solução para o Governo do país, a actual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, era acusada de mentir no Parlamento. Teixeira dos Santos, ex-responsável pela pasta das Finanças, fez prova de que alertou o actual Governo para o problema dos swaps, nas reuniões da transição de pastas.


Afinal, o actual Governo estava a par do problema dos swaps desde a véspera da tomada de posse. Teixeira dos Santos apresentou ontem na comissão de inquérito aos swaps a ficha que constava da pasta de transição entre governos, entregue a Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças de Passos Coelho, a 20 de Junho de 2011.

A ficha, a que o Diário Económico teve acesso, recorda que de acordo com o memorando de entendimento que tinha acabado de ser assinado com a ‘troika' o Governo teria de recolher todas as responsabilidades contingentes do sector empresarial do Estado, o que inclui os swaps. O mesmo documento também indica que as empresas públicas ficaram de entregar informação, até 20 de Junho, sobre as perdas potenciais, bem como que a DGTF finalizaria um relatório sobre o tema até 15 de Julho.

Embora a ficha não o especifique, estas obrigações de calendário estavam inscritas num despacho de 9 de Junho, onde se pedia à IGF, em articulação com o IGCP e a DGTF, que apresentasse uma avaliação do problema e uma proposta de actuação. Neste despacho também se pedia, desde logo, que a DGTF contratasse junto da CGD os serviços financeiros necessários.

O ex-ministro das Finanças reiterou ainda que abordou o tema em conversa com Vítor Gaspar - uma afirmação que até já foi confirmada pelo ex-ministro de Passos Coelho.
Perante o documento, Teixeira dos Santos acusou Maria Luís Albuquerque de "não falar verdade" quando afirmou perante a comissão de inquérito que nada tinha sido comunicado sobre o assunto durante a transição de pastas. PS, PCP e BE foram mais longe e afirmaram mesmo que a actual ministra das Finanças "mentiu" no Parlamento.

Recorde-se que as perdas potenciais dos swaps eram de cerca de 1.600 milhões de euros em Junho de 2011, tendo atingido os 3,3 mil milhões de euros em Setembro de 2012. As negociações com os bancos só se iniciaram em Novembro de 2012, tendo sido cancelados swaps responsáveis por cerca de metade destas perdas entre Março e Maio deste ano.

* Diz o roto ao nú ...os portugueses têm boa memória das aldrabices do "teixeiroso"!

.

Sem comentários: