11/07/2013

.
HOJE NO
"PÚBLICO"

Sistema de identificação pessoal 
através da íris em expansão

Há cada vez mais institutos por todo o mundo a substituírem os cartões de identificação tradicionais por scanners de íris, o que se prende principalmente com razões de segurança.

A Universidade de Winthrop na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, está a testar um sistema de identificação pessoal através da íris ocular. A tecnologia será implementada pela primeira vez neste Verão durante a recepção aos novos estudantes. Cada aluno teve os seus olhos scanneados ao mesmo tempo que recebia o seu cartão de identificação em Junho.

“O scan da íris ocular possui um nível elevado de rigor e precisão, e não precisamos de tocar em nada”, adiantou James Hammod, director do Departamento de Tecnologia e Informação da Universidade de Winthrop, à CNN.

A Blinkspot, empresa especializada na produção de sistemas de identificação, é a responsável pela adaptação deste projecto aos autocarros escolares. Quando os alunos do ensino básico entram no veículo, só têm que dirigir o olhar para o scanner (que se assemelha a um par de binóculos). 

O leitor ocular apitará se estiverem no autocarro correcto e buzinará caso se encontrem no transporte errado. Para além disso, os pais têm ao seu dispor uma aplicação para telemóvel que lhes permite saber onde os seus filhos estão. Sempre que as crianças entram ou saem dos autocarros, os encarregados de educação recebem um mail ou uma mensagem com uma fotografia do aluno, assim como um mapa com a sinalização da paragem do autocarro, com a respectiva data e hora.

Muitos especialistas da indústria acreditam que este sistema estará disponível em muitos aeroportos e bancos já a partir do próximo ano. Em vez de introduzirmos o nosso código secreto, poderemos aceder ao multibanco com um simples pestanejar dos olhos.

* Parece-nos não ser a melhor invenção do mundo, é uma tecologia criada para combater a espionagem industrial mas também pode ser utilizada para potenciar atitudes xenófobas do poder instalado, seja qual for a instituição.

.

Sem comentários: